Pular para o conteúdo principal

Carta ao meu antigo eu sobre o que é o amor...

Estive olhando algumas postagens antigas nas quais eu me perguntava e me questionava acerca de tudo e todos. Sempre fui assim e essa me parece ser uma característica eterna minha, sou curiosa e até vejo isso como algo positivo, porque somente a curiosidade me levou às respostas que tanto procurei... E em um dos meus grandes questionamentos de quando era mais nova era "o que era o amor?". Como leiga no assunto, naquela época, eu não sabia definir nada, muito menos o que era o amor. Eu sentia, admirava certas coisas, mas amar, eu não sabia, em palavras o que era. E é possível ver essa curiosidade sobre esse assunto com certa imaturidade nesse postagem aqui.

Então, relembrando minhas postagens antigas, um tanto quanto imaturas, eu decidi responder esse questionamento ao meu "eu" antigo. Decidi falar, por meio de palavras escritas e com um pouco mais de experiência agora, o que é o amor e o que é amar. Talvez tenha alguma menina ou menino tão curiosos e jovens quanto eu naquela época doidos para terem suas dúvidas esclarecidas, então vamos lá...

Carta a Caroline de 2009 sobre o que é o amor...

Querida Caroline, você se questiona muito sobre tudo, talvez precise se permitir viver mais as coisas e descobri-las na caminhada da vida. Vejo que na área afetiva você tem ainda mais dúvidas, será que é porque você é tão intensa e preocupada com as suas escolhas? Ou então por que você é curiosa até demais? Talvez sim... E vejo que sempre se pergunta sobre o que é o amor. Hoje eu sei o que é, ou pelo menos entendo uma parte, e posso te ajudar.

Olha, o amor é um sentimento, ele pode nascer da paixão, junto dela, ou antes. Podemos amar alguém e nos apaixonar depois, nos apaixonar e depois amar ou os dois ao mesmo tempo, amar estando apaixonado rs. Ele é um sentimento e é nutrido pela ação e pelos pensamentos, ou seja, o amor é um sentimento, mas amar é uma ação acompanhada de uma decisão em amar. Então, não basta ter o sentimento de amor lá e não fazer nada para que ele se mantenha vivo. O amor é como uma planta, que nasce dentro de nós e pode morrer por falta de água, que no caso, são as ações e pensamentos. Não entenderam? Eu posso explicar melhor...

Por muito tempo eu achei que o amor era aquela coisa que a gente sentia quando estamos apaixonados. Claro, que ali pode ter amor, mas ele não é apenas isso, o amor não é apenas aquele turbilhão de sensações e emoções que sentimos quando nos apaixonamos por alguém. O amor é algo mais complexo e profundo. E precisa de atitudes concretas para que se mantenha vivo e nem sempre sentiremos esse turbilhão de sensações quando amamos alguém. Atitudes como: escolher focar nas qualidades de quem você ama em vez de focar nos defeitos, lembrar sempre da pessoa e mandar mensagem, ligar, enfim, as ações são infinitas. Em resumo, o amor é um sentimento e amar é uma atitude vinda logo após uma decisão. Amor é sentimento, é profundo quando verdadeiro, amar é decidir e agir. E essas ações tem que  existir para manter o amor vivo em nós e no outro também, tendo como objetivos principais contribuir com a felicidade do outro e com o amor que os une.

Além de tudo isso que eu falei hoje sei que o amor contribui para a felicidade do outro e para fazer do outro uma pessoa melhor. O amor, o verdadeiro, contribui de forma positiva para o outro e consequentemente para o mundo, afinal, quanto mais pessoas felizes e evoluídas, melhor fica o mundo não é mesmo?

Presumo que possa ter entendido alguma coisa sobre o amor, a verdade é que mais do que saber na teoria você terá que se permitir viver o amor para saber como é. E não pense em desistir ou deixar de acreditar no amor ok? O amor é sim o que move o mundo!

Um beijo com amor de você mesma, no futuro.
Fonte da Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é amada por Deus e merece ser amada por Si Mesma!

Você se sente amada? Você acha que é sempre esquecida e que quase não faz diferença na vida das pessoas e no mundo? Saiba que muitas mulheres se sentem assim. Muitas esperam ser amadas por todos ao seu redor, mas por mais que todas as pessoas que convivam com elas amem-nas elas não sentem isso no profundo do próprio ser. E isso tem uma razão, existem dois amores que são os que mais preenchem a gente: em primeiro lugar é o amor de Deus ou em outras palavras a sua conexão com a fonte de amor que transcende a experiência humana. Em segundo lugar é o amor da gente com a gente mesma. E então, só depois, é que vem o amor dos outros pela gente. A questão aqui é que muita gente quer esse terceiro aí sem ter consciência do primeiro e muito menos do segundo amor. E sem essa consciência acabam não tendo a iniciativa de cultivá-los. Se ser amada pelos outros é bom? Claro, é ótimo. Mais do que ótimo, se sentir amado é uma necessidade humana. Mas o erro está em colocar o amor das pessoas pela gente

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

Fazer as pazes não é sinal de fracasso

Sempre fui do tipo de pessoa que acredita na mudança do outro. Acredito e acredito. Boto fé e caso na segunda vez não dê certo, aí sim eu desisto. Creio que a segunda chance não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas a encaram. Muitos acreditam que dar uma segunda chance é se humilhar, colocar-se para baixo por causa do outro. Talvez essa segunda chance seja o que o outro precisa para ter uma verdadeira mudança na vida. É um ato de confiança e quem quer mudar de verdade não o desperdiçará. Acreditar na melhora do outro é uma forma de melhorar a si mesmo, é uma forma de reduzir o ego que insiste em matar todo o tipo de relacionamento. Se humilhar é esquecer-se de si mesmo e nesse caso você só estará lembrando do quanto pode ser feliz. Perdoar não é nada fácil. Exige muitas doses de tempo e disposição. Não é de uma hora pra outra que a pessoa vai mudar, mas sim, ela pode mudar. Basta querer. E se ela te mostra isso, por que não deixar? Para mim não faz sentido não dar uma seg