Pular para o conteúdo principal

Como fazer os sonhos virarem realidade?

Fonte da Imagem
Metas? Todos temos. E sonhos então? Eu tenho uma infinidade deles e é incrível como eles nunca param de nascer. Mas as vezes se eu não faço algo por eles, eles ficam lá voando e quando menos espero estão tão longe de mim que posso até me distanciar de quem sou. Os sonhos fazem parte do que somos, estão na nossa essência e em nossa alma. E as metas? Ah elas servem para realizá-los não é mesmo? Na teoria sim, mas na prática as vezes fica mais difícil. E hoje, como postagem de início de ano, eu decidi mostrar algumas coisas que eu faço para realizar os meus sonhos e sério, se eu esquecer de alguma dessas coisas eles simplesmente não acontecem. Por isso a frase "sonhar é fácil, mas realizar nem tanto" é verdadeira, podemos sonhar e realizar tudo o que queremos, mas é preciso tomar uma boa dose de disciplina, determinação e persistência antes disso!

Então, o que eu faço afinal? Eu sigo um tipo de passo a passo dos sonhos rs, ele é super simples e é assim:

1º Eu anoto TODOS os meus sonhos, tanto antigos quanto novos, em um papel ou em post-its
Normalmente eu faço isso no final ou exatamente no início do ano, em outras palavras, faço sempre em época de virada de ano. E quando eu falo TODOS é exatamente todos, sem filtro nenhum, eu anoto desde salvar o mundo da guerra rs até alguma viagem que eu queira fazer. E aí ao longo do ano eu vou aumentando essas anotações, porque os sonhos mudam, novos sonhos aparecem, os antigos continuam, mas eles nunca param de crescer. E essa lista de sonhos pode ser feita onde você preferir, em uma lousa de feltro (pregando os papéis com alfinetes), na porta do seu guarda-roupas (colando os post-its na parte de dentro) ou até em uma agenda mesmo em um lugar reservado para isso.

2º Eu anoto as metas
As metas vem logo depois dos sonhos. Os sonhos sem metas simplesmente morrem. É sério, experimente anotar os sonhos e deixar eles lá anotados, eles ficam de enfeite e nada acontece. A meta é um tipo de marco para o sonho, é o direcionamento que damos a ele. Então, eu pego sonho por sonho que quero realizar naquele ano e parto para as metas. Por exemplo: meu sonho é ir para a Disney, então, seleciono aquele sonho para ser realizado em 2019 e como meta escrevo "juntar a quantia X de dinheiro para ir à Disney em 2019".

3º Crio planos de ação
Depois de anotadas as metas é preciso um plano de ação para realizá-los, um para cada meta. E quanto mais clara a meta ou o plano de ação, mais fácil fica de realizá-los. Então, usando o exemplo da Disney eu faço assim: SONHO - Ir para a Disney em 2019; META - Juntar a quantia X de dinheiro para realizar a viagem; PLANO DE AÇÃO - Trabalhar em algum lugar (dentro da área que faço parte ou em outro lugar caso seja mais jovem) ou vender alguma coisa para garantir o dinheiro.

4º Parto para a ação
Esse passo é praticamente junto ao anterior. Depois de planejar o que será feito é simplesmente fazer, agir! Se planejei trabalhar em algum lugar para juntar dinheiro, devo entregar os meus currículos e persistir até conseguir. Se planejei vender alguma coisa então já preciso escolher o que vender e partir para as vendas.

5º Não desisto
Esse sempre foi o passo mais difícil para mim, porque eu sempre sonhava, planejava e partia para a ação, mas se algo dava errado no meio do caminho eu simplesmente desistia. Eu não tinha resistência as decepções e frustrações que são próprias do caminho das realizações e do caminho da vida mesmo. Então esse é um passo, que confesso, sempre foi o mais difícil para eu realizar. Mas ele é essencial, porque por mais que a gente siga todos os passos anteriores, se não houver a persistência a gente desiste na primeira dificuldade. Podemos sonhar, traçar metas e planos de ação, mas as vezes na hora da ação o resultado pode ser diferente do que esperávamos e o sonho pode demorar um pouco a se realizar. Aí então é preciso ser forte, resistente, persistente e não desistir! É o famoso cair e levantar, pois normalmente as quedas são necessárias para aprendermos alguma coisa que, na hora da realização do sonho, nos fará mais preparados para recebê-lo.
Fonte da Imagem
Então, resumindo, o passo a passo para realização dos sonhos que uso é:
Anotar TODOS os sonhos, sem filtro nenhum (desde escrever um livro até ajudar crianças carentes).
Anotar as metas.
Criar planos de ação.
Agir.
Não desistir.

Além disso eu também conto com o auxílio da roda da vida (postagem sobre ela aqui) para anotar as minhas metas e sonhos de acordo com cada área de minha vida. Espero que essa postagem tenha ajudado vocês de alguma forma viu? Beijocas e Paçocas e um 2018 cheio de sonhos, metas e realizações para todos nós :*

Comentários

  1. O lance é nunca desistir, certo?

    :D

    Que seus sonhos e metas sejam alcançados ;)

    Beijos

    http://www.algumasobservacoes.com/

    ResponderExcluir
  2. Costumo levar uma frase sempre comigo e que pode combinar com seu texto, "Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é de alguém que acredite que ele possa ser realizado".
    Amei seu blog <3

    - https://loiventurin.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito *-* acreditar é o primeiro passo e depois agir *---* show, amei, muito obrigada! beijocas e paçocas :*

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você é amada por Deus e merece ser amada por Si Mesma!

Você se sente amada? Você acha que é sempre esquecida e que quase não faz diferença na vida das pessoas e no mundo? Saiba que muitas mulheres se sentem assim. Muitas esperam ser amadas por todos ao seu redor, mas por mais que todas as pessoas que convivam com elas amem-nas elas não sentem isso no profundo do próprio ser. E isso tem uma razão, existem dois amores que são os que mais preenchem a gente: em primeiro lugar é o amor de Deus ou em outras palavras a sua conexão com a fonte de amor que transcende a experiência humana. Em segundo lugar é o amor da gente com a gente mesma. E então, só depois, é que vem o amor dos outros pela gente. A questão aqui é que muita gente quer esse terceiro aí sem ter consciência do primeiro e muito menos do segundo amor. E sem essa consciência acabam não tendo a iniciativa de cultivá-los. Se ser amada pelos outros é bom? Claro, é ótimo. Mais do que ótimo, se sentir amado é uma necessidade humana. Mas o erro está em colocar o amor das pessoas pela gente

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

Em 2018 eu li... Livre pra Voar, de Fábio Teruel

Geeeente, sei que o ano virou, mas eu não poderia deixar de resenhar esse livro que amei do Fábio Teruel e li em 2018! Esse é um livro que te convida a se reencontrar CONSIGO MESMO, com o seu VERDADEIRO EU, a sua ESSÊNCIA. Sabe, a vida é uma só e eu acredito fielmente que viemos pra cá pra vivê-la por inteiro e isso só é possível se vivemos de acordo com a nossa essência. E sabe o que quero dizer com isso? Que você precisa se ouvir, você precisa se conhecer, você precisa saber quem você é e o que você quer, sem isso é impossível ser feliz. Eu encontrei o livro do Fábio Teruel  em um tempo em que estava perdida. Por inúmeros motivos me perdi de mim, e isso pode acontecer com qualquer um. O que é melhor do que isso é se reencontrar, consigo mesmo, e esse livro me auxiliou nisso! Composto por 141 páginas cada capítulo desse livro te ajuda a se despir do que está te atrapalhando de viver uma vida plena, conectada com a sua essência. O capítulo 3 por exemplo tem como título "Remo