Pular para o conteúdo principal

Sinais durante a vida - Eu saí da depressão você também pode!

Olá pessoal tudo bom com vocês? Espero que sim e se não estiver espero que um dia fique tudo bem e você seja muito feliz!

Esta é a primeira postagem aqui do blog Suave Pensamento para a série "Eu saí da depressão você também pode!" que apresentei (o que é e propósito) nesta postagem AQUI. Quero começar a falar com vocês sobre o princípio de tudo, sim a depressão tem um princípio, e as vezes não damos ouvidos a ele. Assim como qualquer doença ela dá sinais sutis e se não ouvirmos a coisa só piora com o tempo. Aqui vão algumas características e sinais que notei em mim, mas que na época eu não imaginei que isso pudesse se tornar algo maior como a depressão. Qual é o propósito? Levantar uma reflexão sobre o que pode levar uma pessoa a se deprimir, além de aconselhar a quem nunca passou por isso para que fique atento e não deixe de se cuidar. Será que você possui alguma dessas características? Vamos ver?

1. Vício em pensar e ansiedade
Eu sempre pensei demais! Desde que me conheço por gente tenho uma personalidade introspectiva e reflexiva. Inclusive o nome do meu blog não é por acaso. Na época em que ele foi criado eu vi nele uma forma de usar e expressar todos esses pensamentos que rondavam a minha cabeça. Mas era algo equilibrado, eu vivia a minha vida e em partes do dia eu pensava nela. Eu não tinha consciência de que meu vício em pensar e me preocupar tinha total ligação com a ansiedade, característica que apresento desde a infância. E imaginava muito menos que isso pudesse levar-me a me deprimir. Então, pensar, planejar é algo bom na vida, mas quando isso perde o equilíbrio e o controle e te faz paralisar as suas ações é hora de parar e ver o que pode ser feito. Você pensa demais? Quão ansioso você é?

2. Perfeccionismo, foco no negativo e excesso de auto cobrança
Podia estar tudo maravilhosamente bem e bonito se eu visse algo fora daquilo pronto o foco virava aquilo. Era assim com tudo, trabalhos, relacionamentos e por aí vai. O trabalho, a pessoa podiam ter mil qualidades e pontos positivos, era só eu ver um defeito que pronto o foco virava aquele até eu exterminar o erro ou ficar totalmente esgotada e em estado de estresse. Esse excesso de perfeccionismo e foco no negativo causaram em mim um grande cansaço mental, uma verdadeira sensação de estafa e insatisfação total na vida, porque qualquer atividade que eu me propunha a fazer eu não saía dali sem ela estar totalmente PERFEITA. Então vale refletir: O quão perfeccionista você é? Será que vale a pena mesmo ser dessa forma? Será que as coisas e pessoas não possuem pontos mais positivos do que negativos? O quanto você foca no lado negativo da vida?

3. Excesso de atividades e falta de equilíbrio
Entra uma fase na vida que eu não sei o que acontece, todos decidem fazer aniversário, a vida profissional entra em cena, as coisas começam a acontecer de uma forma que antes parecia que nem existiam, em resumo, as responsabilidades triplicam o seu tamanho e quantidade e haja tempo, vida e saúde mental para participar de tudo. O problema não são as responsabilidades aumentarem, o problema está em fazer de cada responsabilidade um peso devido a auto cobrança, achar que precisa estar com todas as pessoas e em todos os lugares sempre e esquecer de áreas da vida que também são importantes (hobbys, atividades físicas e etc). Em resumo, é preciso levar a vida com leveza e equilíbrio. O quão leve você é com as suas responsabilidades? Elas estão equilibradas ou você está muito focado no trabalho e somente nele (por exemplo)? Ou então: você vem se cobrando muito em ser 100% em TUDO o que faz e para TODOS?

4. Não se colocar como prioridade/Se colocar em último lugar
Tudo bem, o mundo precisa de mudanças? Sim. O mundo precisa ser salvo? Sim. Mas sinto lhe dizer, você não vai conseguir salvar o mundo todo não viu. As coisas vão continuar acontecendo, as atividades, as causas, tudo e se você não se cuidar você não fará parte de nenhuma delas. Sabe, acho lindo estar aqui para fazer a diferença, amar e por aí vai, mas se isso não é feito primeiro consigo mesmo não haverá como ser feito com os outros. Então é a velha história do avião: quando estiver em turbulência e uma máscara cair é preciso colocar primeiro em você e depois nos outros, se não você corre o risco de morrer e não poder ajudar ninguém. É preciso dizer NÃO quando não der para você. É preciso se colocar em primeiro lugar sim, se não o corpo não aguenta. É preciso ter tempos exclusivos para VOCÊ e tão somente você. O quanto você se coloca como prioridade? Quantos "não posso" você quis dizer e por medo de repressões você disse que sim, que ia estar lá mesmo estando cansado (a)? Há quanto tempo você não tira um tempo pra você?

5. Dependência afetiva/emocional e expectativa exagerada sobre os outros
Somos seres de grupo, sim, claro, mas não podemos deixar nossa felicidade depender de ter ou não pessoas, ter ou não coisas e por aí vai. Precisamos encontrar meios de ser feliz em meio a diversas faltas, falta de emprego, falta de pessoas, falta de o que for. É preciso ser feliz sozinho, literalmente. Ter amigos é maravilhoso, eu amo, mas não posso deixar com que a ausência deles me cause tamanha tristeza. E durante uma época de minha vida a ausência de várias coisas, pessoas, etc contribuíram para eu me deprimir. A máxima do "é preciso ser feliz sozinho" sempre existiu e sempre tive o conhecimento, mas isso pode acontecer com qualquer um porque amamos pessoas e nos apegamos a elas, em um momento ou outro das nossas vidas. Assim como nos apegamos a rotinas, trabalhos e tudo o que podemos perder. É preciso priorizar a nossa felicidade tendo ou ou não tendo qualquer uma dessas coisas. O quão sua felicidade depende de ter (amigos, coisas, um emprego e etc)? Você conseguiria se sentir feliz não tendo nada do que tem hoje?

Todos esses cinco elementos junto a acontecimentos na minha vida levaram-me a ter sintomas e consequentemente me deprimir. O  que passei e senti (sintomas) será falado em postagens mais a frente. Essa é apenas uma pequena parcela de formas de levar a vida e atitudes minhas que contribuíram no desencadear da doença. Claro, podem existir questões biológicas entre outras e para você saber disso eu te aconselho, mais do que urgentemente, a buscar por PROFISSIONAIS DA ÁREA MENTAL (psiquiatra e psicólogo). Aqui é uma pessoa que passou por isso e de acordo com a sua experiência tenta ajudar alguém, alertar, NADA disso substitui o acompanhamento com um profissional viu? Afinal, as vezes sozinhos não conseguimos encontrar as respostas para os nossos problemas.

E aí você pode parar e se perguntar: mas como ela descobriu tudo isso? 
Aí eu te respondo: Após um belo processo de auto conhecimento e busca de informações também. 
Olhar para si, de preferência com um acompanhamento profissional, é a melhor maneira de descobrir as causas de nossos sintomas, além de ler, pesquisar e entender o que se passa com você.
Fazendo tudo isso eu melhorei e muito, então você também pode!

Então, você se identificou com algum desses fatores? Você sabia que eles, a longo prazo, podem prejudicar a sua saúde mental? Pois é, eu não sabia, mas agora eu sei e posso te dizer: não há nada melhor do que ter a sua saúde mental em dia. A nossa mente é como um computador, se ele acumula muitas coisas e situações sem o mínimo de manutenção ele pode travar. Então, vamos cuidar da nossa saúde mental e nos atentar aos sinais?

E claro, sem nunca esquecer que... Eu saí da depressão, você também pode!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é amada por Deus e merece ser amada por Si Mesma!

Você se sente amada? Você acha que é sempre esquecida e que quase não faz diferença na vida das pessoas e no mundo? Saiba que muitas mulheres se sentem assim. Muitas esperam ser amadas por todos ao seu redor, mas por mais que todas as pessoas que convivam com elas amem-nas elas não sentem isso no profundo do próprio ser. E isso tem uma razão, existem dois amores que são os que mais preenchem a gente: em primeiro lugar é o amor de Deus ou em outras palavras a sua conexão com a fonte de amor que transcende a experiência humana. Em segundo lugar é o amor da gente com a gente mesma. E então, só depois, é que vem o amor dos outros pela gente. A questão aqui é que muita gente quer esse terceiro aí sem ter consciência do primeiro e muito menos do segundo amor. E sem essa consciência acabam não tendo a iniciativa de cultivá-los. Se ser amada pelos outros é bom? Claro, é ótimo. Mais do que ótimo, se sentir amado é uma necessidade humana. Mas o erro está em colocar o amor das pessoas pela gente

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

Em 2018 eu li... Livre pra Voar, de Fábio Teruel

Geeeente, sei que o ano virou, mas eu não poderia deixar de resenhar esse livro que amei do Fábio Teruel e li em 2018! Esse é um livro que te convida a se reencontrar CONSIGO MESMO, com o seu VERDADEIRO EU, a sua ESSÊNCIA. Sabe, a vida é uma só e eu acredito fielmente que viemos pra cá pra vivê-la por inteiro e isso só é possível se vivemos de acordo com a nossa essência. E sabe o que quero dizer com isso? Que você precisa se ouvir, você precisa se conhecer, você precisa saber quem você é e o que você quer, sem isso é impossível ser feliz. Eu encontrei o livro do Fábio Teruel  em um tempo em que estava perdida. Por inúmeros motivos me perdi de mim, e isso pode acontecer com qualquer um. O que é melhor do que isso é se reencontrar, consigo mesmo, e esse livro me auxiliou nisso! Composto por 141 páginas cada capítulo desse livro te ajuda a se despir do que está te atrapalhando de viver uma vida plena, conectada com a sua essência. O capítulo 3 por exemplo tem como título "Remo