Pular para o conteúdo principal

Em 2017 eu li... Ecos do Silêncio

Oi genteeee, tudo bem? Esse é o primeiro post do ano e eu já vou falar sobre um livro que amei. Pensem em um livro mágico, é esse *-* Em 2016 eu já havia lido ele, mas esse ano foi diferente, pois eu estou diferente, então eu consegui absorvê-lo melhor...

O livro Ecos do Silêncio é da editora Canção Nova e foi escrito por José Augusto Nasser. Ele conta com 119 páginas de pura lição de vida, pois ilustra a história de Anita Becker, uma jovem enfermeira que não conhecia o valor de seus próprios dons até colocá-los em prática. Anita trabalha em um hospital cujos pacientes não são vistos com o olhar de amor e misericórdia de que precisam. Em determinados momentos de seus tratamentos sentiam-se como que abandonados no mundo, esquecidos pela família e pela sociedade.

Anita se choca ao deparar-se, já em seu primeiro dia de trabalho, com uma morte repentina de um dos pacientes. A indiferença tomava conta do lugar que seria o seu local de trabalho pelos próximos anos. A morte desse paciente poderia ter sido evitada, se a indiferença não tomasse conta dos que ouviram seus últimos gemidos. Anita é então tomada por um profundo sentimento de indignação que a levaria a fazer muitas coisas que não eram feitas há muito tempo naquele hospital.

Depois daquele momento a jovem enfermeira conhece o "Sr. Bigode", um homem cuja sabedoria era imensa, o que encantava Anita toda vez que se conversavam. Sr. Bigode era um dos pacientes do hospital e já estava acostumado com a indiferença dos profissionais dali. Viveu muito tempo na rua, então sua sabedoria tinha sua origem marcada. Após se conhecerem Sr. Bigode passa a falar sobre dons e talentos para Anita. Para ele o seu dom era o da oratória, que o permitia contar histórias de uma forma envolvente, como ninguém contara antes.  Além disso ele dizia que todos nascemos com dons que nos são apresentados desde a infância, mas que as vezes, por ironias da vida, não eram usados, pelo contrário, eram esquecidos e deixados de lado, o que fazia grande falta no mundo.

Anita então se comove e passa a refletir sobre os dons que deixara para trás. Ela lembra que quando criança acompanhava sua tia artesã nos trabalhos que fazia e não concordava com as cores que ela usava, pois Anita era uma artista, e como o próprio livro diz, ela via o que ninguém via. Então depois dessa lembrança decidiu restaurar a imagem de uma santa que havia no hospital, já imaginava as cores que usaria em todas as partes. E assim o fez. No momento de restauração da imagem ela foi tendo um contato com o interior dela que precisava ser restaurado. Memórias boas e ruins passavam pela sua mente enquanto pintava. E então ela ia se curando de todos os seus traumas e dores. E nada disso aconteceria se ela não se colocasse em contato com os dons que Deus havia lhe dado de presente. O Sr. Bigode sempre a dizia que os dons de cada um é que transformam o mundo e o fazem melhor, o mundo precisa do dom que cada um tem!
Além de Anita e Sr. Bigode o livro conta com outros personagens que ilustram de forma incrível essa linda história de amor e cura. A principal mensagem que ele passa é que nós podemos ser curados e curar através do uso de nossos dons. A enfermeira Anita fez uma enorme diferença naquele hospital abandonado pelo caos e pelo desamor quando passou a usar os seus dons para  restaurar a imagem e ajudar os pacientes.

Ecos do Silêncio fala exatamente disso, da cura interior, da restauração que acontece exatamente quando há o silenciamento interior para a escuta daquilo que vem de dentro e se transporta para fora em forma de dons e talentos. Além disso fala sobre amor, perdão e auto conhecimento. E também nos leva a refletir se estamos usando ou não os dons que recebemos de graça quando nascemos, pois são eles que nos curam e nos fazem diferentes no mundo.
Você está usando os seus dons? O que está esperando? O mundo precisa deles e você também!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu...

5 dicas fáceis e práticas para você ter a pele menos oleosa

 Normalmente quem tem a pele oleosa se sente incomodada, isso acontece porque esse fato acaba "atrapalhando" o dia a dia dessa pessoa, se usa maquiagem ela não dura muito tempo, se trabalha com a imagem precisa a todo momento secar o rosto ou algo assim. Isso acontece com você? Saiba que existem soluções simples, mas que já podem te ajudar a diminuir essa oleosidade e se sentir mais "confortável" estando na própria pele. 1 - Tenha uma alimentação saudável Tudo o que você ingere impacta no seu lado externo. No caso da olesidade alguns alimentos prejudicam o funcionamento das glândulas sebáceas ou dos hormônios do corpo e isso pode prejudicar a pele, no caso de quem tem a pele oleosa pode deixá-la com mais sebo ainda. 2 - Consuma a quantidade correta de água Muitas vezes uma pele é oleosa por conta da desidratação do corpo. Um corpo desidratado faz a pele entender que ela precisa produzir ainda mais sebo para estar protegida. Por isso a ingestão da quantidade correta ...

5 frases que você deve parar de dizer para si mesmo, agora!

Bom dia meus amores! Como vão vocês? Diariamente vejo e converso com pessoas diferentes. Sou o tipo de pessoa que sempre procura pensar positivo e ver um lado bom para tudo, até para aquela pessoa que só parece ser uma má pessoa para todos. Sim, eu tento ver que ela tem algo bom dentro de si e  não acredito que não tenha. Esse meu jeito de pensar me ajuda a ser mais feliz diariamente e a lidar com as mais diversas pessoas e situações que a vida nos prepara. E com base nisso, resolvi fazer uma lista com pensamentos que atrapalham você de ser feliz e até de ser você mesmo, vamos lá ? 1 - Hoje não é meu dia Você tem noção do quanto essa frase estraga tudo o que você tem para viver durante aquele dia? Tem dias que pode acontecer algo desagradável e nem por isso você deve deixar que isso estrague seu dia por inteiro. Pensando assim "hoje não é o meu dia" você realmente sente como se aquele fosse um péssimo dia, pode estar ensolarado que você verá um céu cinzento. Troque essa...