Pular para o conteúdo principal

Sintomas - Eu saí da depressão, você também pode!

Olá pensadores de plantão do Suave Pensamento. Tudo bem? *-*

Hoje é dia da terceira postagem do blog para a série "Eu saí da depressão, você também pode!". Já temos duas postagens aqui no blog, sendo elas a de Início da série (na qual falo sobre o propósito, o motivo de a série existir) e a dos Sinais durante a vida (na qual eu falo sobre características e atitudes minhas que tive durante a vida e que contribuíram para que eu me deprimisse).

Na postagem de hoje listarei os sintomas que percebi em mim de forma que você, leitor, veja se existe algum sintoma assim em você. Ou também ficar alerta para que em qualquer indício de qualquer sintoma desses você já faça algo. Lembrando que durante a vida já existiam sinais, mas eu só fui atrás de tudo isso quando a bomba explodiu, se é que assim posso dizer. Os sintomas são a famosa "ponta do iceberg". Farei uma comparação aqui: quando uma pessoa tem gastrite os sintomas são as dores insuportáveis na direção do estômago, elas indicam que existe um problema maior ali, no caso a gastrite. No caso da mente também é assim, na depressão aparecem sintomas que indicam um problema mais profundo que será descobertos pelo tratamento (terapêutico e psiquiátrico), e envolve sintomas de ordem emocional, psíquica e comportamental. Vamos então ver quais sintomas foram esses?

1. Desmotivação 
Esse foi o primeiro sintoma que tive e se eu tivesse percebido a tempo teria tratado logo, entendido os motivos e ficado bem. A desmotivação, já diz o nome, é a perda da motivação, é a perda do motivo para agir. Você se sente paralisado, sem ter um porquê para agir e fazer acontecer. A motivação é o que "puxa" as nossas atitudes, sem ela a ação vira um grande sacrifício. Você anda se sentindo desmotivado? Em quais áreas da sua vida você se sente mais desmotivado para agir? Você entende os motivos da sua desmotivação?

2. Tristeza e melancolia
Depois de me sentir desmotivada veio uma grande tristeza. Claro, como ficar feliz sem estar se sentindo motivada? Uma coisa é totalmente ligada a outra. A falta de motivação nos faz ficar tristes e melancólicos ao longo do tempo e isso gera um ciclo: a desmotivação gera a tristeza, que gera a melancolia e que gera mais desmotivação. Você anda se sentindo triste com muita frequência? A sua tristeza é um sentimento prolongado ou acaba rápido?

3. Anedonia (falta de prazer na vida e nas coisas simples)
Tudo o que eu sentia prazer em fazer eu não sentia mais. Comprar um brinco, fazer as unhas, escrever , ouvir música, qualquer coisa. Simplesmente tudo que eu fazia eu sentia o que? NADA! Eu virei um zumbi, sem sentimento nenhum, um verdadeiro tanto faz para tudo que eu gostava. Você se sente feliz com as coisas mais simples da vida?

4. Ansiedade
Sempre fui ansiosa, mas dessa vez a ansiedade tinha passado dos limites. Meu coração vivia acelerado, eu não conseguia ficar parada num lugar por muito tempo. Era uma inquietação super estranha e incômoda. O quão ansioso você é? Quem controla quem: a sua ansiedade que te controla ou você que a mantém sob controle?

5. Isolamento
Eu simplesmente não queria ficar com mais ninguém. Me sentia decepcionada. Não acreditava mais em ninguém, então não tem como fazer amizades e nem manter as antigas dessa forma. Eu não via mais sentido em estar com as pessoas, logo eu, que amo pessoas! Você está se isolando ultimamente? Você sabia que o contato com as pessoas ajuda na nossa saúde mental?

6. Vazio
Com o sintoma anedonia veio logo um sentimento de vazio. Como eu não sentia nada a sensação era que tinha vento, um buraco, onde deveria estar o meu coração. No coração está a nossa alma, ela que sente as coisas mais profundas e no momento ela parecia estar dormindo. Você se sente completo, pleno, no mais profundo do seu ser, na alma mesmo, com a vida que tem e com as suas atitudes?

7. Choro fácil
Era eu respirar eu chorava, era eu ficar parada eu chorava, era eu viver eu chorava. Eu simplesmente virei um poço de lágrimas. Isso me irritava, porque tinha horas que, eu juro, eu não queria chorar, mas as lágrimas vinham sozinhas sem eu pedir. O pior era todo mundo ao redor sem entender nada. Se nem eu entendia como os outros iam entender? Você vem chorando com muita frequência de uma forma incomum?

8. Dificuldade em decidir qualquer coisa
Eu sempre fui indecisa, ok, mas nesse grau não. Eu simplesmente não sabia mais o que eu queria da vida desde as coisas mais simples até as mais complexas. Eu ficava travada sem saber o que responder pra tudo. Qual cor de esmalte você vai usar? Você quer ir com a gente em tal lugar? Eu simplesmente não tinha reação para decidir. O quão indeciso você é? A sua indecisão é algo normal ou é algo paralisante? 

9. Dificuldade de concentração
Nesse mundo barulhento realmente é difícil de se concentrar, mas naquele momento a dificuldade de concentração tomou proporções insuportáveis. Eu não conseguia nem ouvir uma palestra por exemplo, minha mente tinha tantos pensamentos que a coisa mais simples não conseguia fazer com que eu me conectasse. O quão desconcentrado você se sente? O quanto a sua mente e corpo não conseguem focar no momento presente?

10. Falta de energia e cansaço fora do normal
Eu me sentia cansada para ir até a rua, por exemplo. É como se todos os dias eu acordasse depois da corrida de São Silvestre. Parecia que um batalhão tinha passado por cima do meu corpo, todos os dias. Tudo era cansaço, ir até a rua de cima me deixava cansada, qualquer coisa que eu fazia eu sentia falta de ar, um peso de cansaço. O quão cansado você se sente? O seu cansaço é algo comum ou algo que limita suas ações?

11. Pensamentos distorcidos (sobre as pessoas e sobre si mesmo)
No meu estado normal se alguém não falasse comigo na rua eu pensaria "ah, ela não deve ter me visto" ou então se eu não fosse convidado para ir para algum lugar eu pensaria "na próxima eu vou com eles, está tudo bem". Mas na depressão não era assim que funcionava, se alguém não falasse comigo eu me sentia péssima, rejeitada, achava que eu tinha culpa por ela não ter falado comigo. Eu pensava coisas sem sentido como "eu devo ser uma péssima pessoa, por isso ela não falou comigo" e por aí vai. O quão distorcidos são os seus pensamentos? Será que tudo o que você pensa tem a ver com a realidade? Não te chamaram porque são pessoas ruins ou simplesmente não lembraram?

12. Pensamentos negativos
A minha mente virou um mar de negatividade. Por mais que eu me forçasse a pensar positivamente existia uma força maior que colocava pensamentos como "a vida é horrível", "é melhor morrer do que estar aqui", "eu odeio a tudo a e todos" na minha mente. Eu me sentia uma marionete nas mãos dos meus pensamentos ruins, sem forças para trocá-los. O quanto você pensa que a vida é ruim? O quanto você foca nos problemas, reclama deles, em vez de focar nas soluções? Será que não é a hora de mudar os seus pensamentos perante a vida? O quanto você gerencia de forma inteligente os seus pensamentos?

13. Pensamentos de morte
Eu queria morrer de alguma forma ou tirar a minha vida, de qualquer forma o que eu queria era acabar com o sofrimento. Mas nesses momentos a me segurava. Acreditar em Deus e saber que ele não quer isso para os seus filhos, saber que Ele quer as coisas mais lindas dessa vida para nós, era o que me impedia de tudo isso. Como a visão e os pensamentos sobre a vida, tudo e todos parecem ficar totalmente distorcidos, a morte se mostra como a única solução nesse momento. A pessoa realmente "quer chamar a atenção" para um problema que está dentro dela. Você pensa em morrer ou se matar em algum momento do seu dia? Existe uma solução que NÃo é a morte ok?

14. Irritabilidade
Sabe tensão pré menstrual (TPM)? Então, eu tenho todos os meses, mas essa irritabilidade me acompanhava todos os dias. Parecia que eu estava de TPM sempre. Tudo me irritava, alguém encostar em mim, falar qualquer coisa, era motivo para brigas. O quão irritado você é? O seu estresse está sob controle?

15. Perda do "brilho no olhar"
Eu sou como uma criança. Me encanto e suspiro por tudo, para mim a graça da vida é se encantar! Mas naquele momento eu perdi exatamente isso. Eu poderia ir para a Disney que não faria diferença para mim. Nada mais fazia os meus olhos brilharem. A vida virou um eterno "tanto faz". O quanto você se permite ser criança e se encantar com cada detalhe do seu dia (seja uma borboleta que passou, o sol que apareceu)? Você tem se encantado com as coisas e momentos que compõem a sua vida?

16. Perda da sensação de sentido na vida
Como pessoa cristã que sou o sentido da vida estava claro para mim. Amar a mim e ao próximo como a mim mesmo e passar por essa vida fazendo o bem a tudo e a todos. Seguir os ensinamentos de Jesus, para mim esse é o sentido da vida. Essa noção de sentido sempre esteve clara pra mim, mas no momento da depressão isso morreu. Não fazia mais sentido existir. Agir então muito menos. O quanto o sentido da sua vida está claro para você? A sua vida tem um verdadeiro motivo em existir? Por que e para que você acorda todos os dias?

17. Dor no peito, angústia e sensação de sufocamento
Eu sentia uma dor insuportável, era como se tivesse uma mão empurrando todos os dias o meu tórax. Sensação horrível, desejo para ninguém. Além disso tinha um bendito de um nó que não saía da minha garganta. Você já se sentiu angustiado em algum momento da vida? Você tem claro em sua mente os motivos das angústias que sente?

18. Confusão mental
Tudo ficou confuso. A ideia de ter a minha família, amizades, estudar, nada mais fazia sentido. O sentimento era de estar perdida na confusão que a minha própria mente criara. Você tem clareza sobre os pensamentos que rondam a sua mente?

19. Pensamento constante no passado
Como o presente está ruim o passado é o que motiva e faz sentido. Como no presente  não há alegria ou motivação apenas o passado é bom e valia a pena. Então os pensamentos se fixam totalmente no passado, pelo menos no meu caso era pra eu me alimentar de algum momento em que fui feliz. O quão fixo no passado você está? O quanto você está aproveitando o momento presente, o hoje?

20. Perda da fé
Eu vivia uma verdadeira crise entre ter e não ter fé. Como cristã eu sempre alimentei a minha fé então no fundo eu acreditava que existia um propósito em estar passando por tudo aquilo. Por outro lado a depressão, a minha mente me diziam coisas contrárias a isso, a depressão provocava em mim um abalo de minha fé, de forma que eu acreditava mas em outros dias não acreditava tanto assim. Foi um verdadeiro teste de fé que passei, mas por menor que estivesse foi ela que me sustentou. O quanto você alimenta a sua fé? O quanto você acredita que tudo irá passar e melhorar?

UFA! Quanta coisa né, quando eu estava mal eu não conseguia listar tudo dessa forma, agora que estou bem consegui e até me surpreendi com tantos sintomas. Então você pode estar se perguntando, e aí Qual foi a solução para tudo isso? E eu te respondo: o auto conhecimento e atitudes minhas aliadas ao tratamento (psicológico e psiquiátrico) e indicadas pelos profissionais aliviaram os sintomas até eles acabarem. Entender as causas deles também ajuda e muito e isso eu venho fazendo nas terapias. Além disso a espiritualidade foi uma grande base para que eu saísse dessa. Nessa postagem eu quis falar sobre o que senti quando a depressão já estava ali mesmo. Como superei e tudo mais falarei mais detalhadamente, para te ajudar, em outras postagens ok? Fiquem ligados aqui no Suave Pensamento, afinal, Eu saí da depressão, você também pode!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é amada por Deus e merece ser amada por Si Mesma!

Você se sente amada? Você acha que é sempre esquecida e que quase não faz diferença na vida das pessoas e no mundo? Saiba que muitas mulheres se sentem assim. Muitas esperam ser amadas por todos ao seu redor, mas por mais que todas as pessoas que convivam com elas amem-nas elas não sentem isso no profundo do próprio ser. E isso tem uma razão, existem dois amores que são os que mais preenchem a gente: em primeiro lugar é o amor de Deus ou em outras palavras a sua conexão com a fonte de amor que transcende a experiência humana. Em segundo lugar é o amor da gente com a gente mesma. E então, só depois, é que vem o amor dos outros pela gente. A questão aqui é que muita gente quer esse terceiro aí sem ter consciência do primeiro e muito menos do segundo amor. E sem essa consciência acabam não tendo a iniciativa de cultivá-los. Se ser amada pelos outros é bom? Claro, é ótimo. Mais do que ótimo, se sentir amado é uma necessidade humana. Mas o erro está em colocar o amor das pessoas pela gente

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

Fazer as pazes não é sinal de fracasso

Sempre fui do tipo de pessoa que acredita na mudança do outro. Acredito e acredito. Boto fé e caso na segunda vez não dê certo, aí sim eu desisto. Creio que a segunda chance não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas a encaram. Muitos acreditam que dar uma segunda chance é se humilhar, colocar-se para baixo por causa do outro. Talvez essa segunda chance seja o que o outro precisa para ter uma verdadeira mudança na vida. É um ato de confiança e quem quer mudar de verdade não o desperdiçará. Acreditar na melhora do outro é uma forma de melhorar a si mesmo, é uma forma de reduzir o ego que insiste em matar todo o tipo de relacionamento. Se humilhar é esquecer-se de si mesmo e nesse caso você só estará lembrando do quanto pode ser feliz. Perdoar não é nada fácil. Exige muitas doses de tempo e disposição. Não é de uma hora pra outra que a pessoa vai mudar, mas sim, ela pode mudar. Basta querer. E se ela te mostra isso, por que não deixar? Para mim não faz sentido não dar uma seg