Pular para o conteúdo principal

Você já ouviu falar de Roda da Vida?

Será que, assim como eu, você é/era daquelas pessoas que nunca havia ouvido falar em roda da vida? E que não imaginava nem um pouco o tamanho da importância que essa coisinha tem para o equilíbrio de todas as áreas de nossas vidas? Então, agora é o momento de conhecer! Vou mostrar pra vocês um instrumento usado por psicólogos que em determinada época da minha vida me ajudou muito a reestabelecer o equilíbrio, para assim, ser mais feliz. Se ainda não entendeu, fica calmo, eu vou explicar...

A roda da vida é um tipo de gráfico que nos permite enxergar claramente o quanto estamos dedicando de nosso tempo em cada área dela. E o quanto também estamos satisfeitos com cada uma. E para saber isso é preciso que nós preenchamos cada área de nossa vida de acordo com o tamanho de nossa dedicação e satisfação a ela, e não vale mentir hein! rs. Com a roda da vida é possível, por exemplo, ver se estamos exagerando muito na dedicação em nosso trabalho e ver também se está satisfeito com o que escolheu, pois o ser humano não nasceu só para trabalhar não e muito menos para ficar eternamente em um trabalho que não o satisfaz.

Nós seres humanos precisamos estar atentos a todas as áreas das nossas vidas e elas incluem, além do trabalho, o lazer, os amigos, a alimentação, a vida espiritual e por aí vai... Às vezes não percebemos e acabamos por focar nossa vida 100% no trabalho e isso a longo prazo faz um mal danado. Ficamos com a mente cansada, o corpo nem responde mais e aí as consequências podem ser desastrosas. Então, nada mais inteligente do que se dedicar mais em outras áreas antes de adoecer. Além disso, as vezes por estabilidade financeira, ficamos em um trabalho ao qual nem estamos satisfeitos e a roda da vida nos faz refletir se vale a pena jogar a nossa saúde e bem estar fora apenas para ter boas condições financeiras. O melhor mesmo é conseguir unir os dois, não é mesmo?

Aqui vou colocar uma foto da roda da vida e você pode começar HOJE a preenchê-la, indicando o quanto está se dedicando em cada área e o quão satisfeito está em cada uma delas. E a partir disso, começar a fazer as modificações. Fácil não vai ser porque mudanças equivalem à renúncias, mas os resultados podem ser maravilhosos. Por exemplo, se estou me dedicando em uma escala de 0 a 10, 8 no trabalho, por que não pesquisar algo hoje para incluir em minha área de lazer? Ooou, se estou com uma nota 4 de satisfação no trabalho, por que não começar hoje a pesquisar e se planejar para a mudança que tanto sonho em minha vida profissional? E assim por diante. Bora lá? 
Fonte da imagem



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfim encontrei

Enfim encontrei um novo motivo para sorrir. Em meio ao caos, em meio a dor, em meio a solidão a escrita fez morada. Entre mil e um motivos para chorar eu pude voltar a sorrir. Por meio da escrita pude deleitar-me sobre as palavras e os sentimentos então expressar. A caminhada não foi fácil, mas o gosto do encontro fez valer a pena. No meio da vida, isso pode acontecer com qualquer um, e comigo aconteceu. Eu então me perdi. Fotografias, textos e lembranças vinham como uma ponta de luz na escuridão que o mar de desencontros me proporcionou. Mas, enfim encontrei.

Nessa caminhada muitos me ajudaram. O que eu não entendia era que quem tinha o mapa em mãos era eu. Ninguém mais, ninguém menos que eu mesma tinha o poder em mãos, o poder de me reencontrar. Enquanto esperei por todos a minha volta, o mar de desencontros apenas ficava mais fundo. E o encontro que tanto almejava apenas se afastava. Mas eu enfim encontrei. A escrita foi a minha grande aliada. Por meio dela pude reencontrar quem eu…

Hoje é tempo de regar

Hoje é tempo de regar. Hoje é tempo de cultivar aquilo que quero viver. Hoje é tempo de amar. Hoje é tempo de fazer o que eu ainda não fiz e manter aquilo que de bom já fiz. Hoje é tempo de agradecer mais em vez de reclamar. Hoje é tempo de escolher qual é o tipo de vida que eu quero viver. Hoje é tempo de ser quem eu sempre quis ser. Hoje é tempo de agir. Hoje é tempo de pensar, mas é tempo de respirar também. Hoje é tempo de relaxar, apenas trabalhar também não dá. Porque um dia, ah, um dia, todos iremos colher...

Hoje é tempo de investir. Hoje é tempo de brilhar. Hoje é tempo de reavaliar. Hoje é o tempo perfeito para olhar mais para o meu jardim. Hoje é tempo de escolher as sementes que quero plantar. Hoje é tempo de me conhecer. Hoje é o dia perfeito para regar em vez, novamente, de reclamar. Hoje é tempo de olhar com mais carinho para aqueles que quero por perto. Hoje é tempo de perdoar. Hoje é tempo de pedir perdão. Hoje é tempo de se priorizar. Hoje é tempo de plantar. Hoje é…

Nossos sonhos são os nossos maiores tesouros

É com esse título lindo e essa arte que inventei que eu inicio esse post de hoje...
Sabiam que os nossos maiores tesouros são os nossos sonhos e, como eu gosto muito de dizer, nossos maiores tesouros nada tem a ver com dinheiro ou bens materiais? É claro que, por meio da realização dos nossos sonhos tudo isso pode vir junto e o dinheiro nos auxilia na caminhada, mas eles não são o tesouro em si.

Durante toda a minha vida eu sonhei muito e ainda sonho. E eu vejo a vida como nada mais nada menos do que uma Fábrica de Sonhos, daquelas que você entra, sonha, realiza e se vai... Igual uma fábrica de chocolate, uma fábrica de peças, uma fábrica de qualquer coisa que você imaginar. Assim é a nossa vida e no caso ela fabrica sonhos. Que triste seria se não os tivéssemos não é mesmo? Grandes nomes da história um dia sonharam com algo e ao longo de suas vidas esse sonho foi se transformando cada vez mais em realidade.

Jesus, por exemplo, sonhou que um dia todos amassem ao próximo como amam a si…