Pular para o conteúdo principal

Em 2017 eu li... Ecos do Silêncio

Oi genteeee, tudo bem? Esse é o primeiro post do ano e eu já vou falar sobre um livro que amei. Pensem em um livro mágico, é esse *-* Em 2016 eu já havia lido ele, mas esse ano foi diferente, pois eu estou diferente, então eu consegui absorvê-lo melhor...

O livro Ecos do Silêncio é da editora Canção Nova e foi escrito por José Augusto Nasser. Ele conta com 119 páginas de pura lição de vida, pois ilustra a história de Anita Becker, uma jovem enfermeira que não conhecia o valor de seus próprios dons até colocá-los em prática. Anita trabalha em um hospital cujos pacientes não são vistos com o olhar de amor e misericórdia de que precisam. Em determinados momentos de seus tratamentos sentiam-se como que abandonados no mundo, esquecidos pela família e pela sociedade.

Anita se choca ao deparar-se, já em seu primeiro dia de trabalho, com uma morte repentina de um dos pacientes. A indiferença tomava conta do lugar que seria o seu local de trabalho pelos próximos anos. A morte desse paciente poderia ter sido evitada, se a indiferença não tomasse conta dos que ouviram seus últimos gemidos. Anita é então tomada por um profundo sentimento de indignação que a levaria a fazer muitas coisas que não eram feitas há muito tempo naquele hospital.

Depois daquele momento a jovem enfermeira conhece o "Sr. Bigode", um homem cuja sabedoria era imensa, o que encantava Anita toda vez que se conversavam. Sr. Bigode era um dos pacientes do hospital e já estava acostumado com a indiferença dos profissionais dali. Viveu muito tempo na rua, então sua sabedoria tinha sua origem marcada. Após se conhecerem Sr. Bigode passa a falar sobre dons e talentos para Anita. Para ele o seu dom era o da oratória, que o permitia contar histórias de uma forma envolvente, como ninguém contara antes.  Além disso ele dizia que todos nascemos com dons que nos são apresentados desde a infância, mas que as vezes, por ironias da vida, não eram usados, pelo contrário, eram esquecidos e deixados de lado, o que fazia grande falta no mundo.

Anita então se comove e passa a refletir sobre os dons que deixara para trás. Ela lembra que quando criança acompanhava sua tia artesã nos trabalhos que fazia e não concordava com as cores que ela usava, pois Anita era uma artista, e como o próprio livro diz, ela via o que ninguém via. Então depois dessa lembrança decidiu restaurar a imagem de uma santa que havia no hospital, já imaginava as cores que usaria em todas as partes. E assim o fez. No momento de restauração da imagem ela foi tendo um contato com o interior dela que precisava ser restaurado. Memórias boas e ruins passavam pela sua mente enquanto pintava. E então ela ia se curando de todos os seus traumas e dores. E nada disso aconteceria se ela não se colocasse em contato com os dons que Deus havia lhe dado de presente. O Sr. Bigode sempre a dizia que os dons de cada um é que transformam o mundo e o fazem melhor, o mundo precisa do dom que cada um tem!
Além de Anita e Sr. Bigode o livro conta com outros personagens que ilustram de forma incrível essa linda história de amor e cura. A principal mensagem que ele passa é que nós podemos ser curados e curar através do uso de nossos dons. A enfermeira Anita fez uma enorme diferença naquele hospital abandonado pelo caos e pelo desamor quando passou a usar os seus dons para  restaurar a imagem e ajudar os pacientes.

Ecos do Silêncio fala exatamente disso, da cura interior, da restauração que acontece exatamente quando há o silenciamento interior para a escuta daquilo que vem de dentro e se transporta para fora em forma de dons e talentos. Além disso fala sobre amor, perdão e auto conhecimento. E também nos leva a refletir se estamos usando ou não os dons que recebemos de graça quando nascemos, pois são eles que nos curam e nos fazem diferentes no mundo.
Você está usando os seus dons? O que está esperando? O mundo precisa deles e você também!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obrigada Depressão!

Obrigada depressão por me ensinar aquilo que nenhum ensino fundamental, ensino médio ou  a faculdade me ensinou. Obrigada depressão, por me mostrar quem é de verdade e quem realmente me ajudou. Obrigada depressão, por me mostrar como o mundo ainda pode ser lindo em meio a tantos motivos para chorar e se amargurar. Obrigada depressão por me mostrar para que veio e por quem vale realmente a pena se importar. Obrigada depressão por fazer-me tanto me amar. Eu te agradeço, e não e pouco não.
Eu te agradeço por fazer-me resgatar. Agradeço por fazer-me resgatar aquela que sempre fui, mas ainda melhor e mais cheia para brilhar. Eu te agradeço por me fazer resgatar tudo aquilo que me faz mais plena e escrever é apenas mais um item dessa lista. Eu te agradeço por me mostrar o verdadeiro valor de um olhar, o valor de um olhar que está lá, apenas me esperando para ajudar. Em meio a tanta dor eu confesso que não quis te aceitar, mas hoje em dia eu vejo que o melhor que fiz foi te deixar entrar.
O…

O dia em que deixei de me afogar e aprendi a nadar sozinha

Senti desespero. Me senti sozinha mesmo estando entre tantas pessoas. Eram pessoas que me amavam, eu sei disso. Cuidavam de mim. Eram meus amigos. Por que tanto medo? Por que tanto receio? Por que esse desespero? Eu não sei. Simplesmente sentia e vinha como um furacão, era apenas um pensamento e pronto: desespero, confusão e angústia tomavam conta de mim. Eu não entendia e ninguém entenderia. Como entenderiam algo que nem mesmo quem sente entende? Me sentia perdida e só. Me sentia confusa e incompreendida. Não me sentia eu e isso era péssimo. O que estava acontecendo? Por que sentir tudo aquilo?
Você estava ao meu lado, você sempre esteve. Obrigada. Conversei contigo, desabafei e tive vontade de chorar... E chorei. Precisava daquele momento. Estranho momento. Você me ouviu, assim como alguém que ouve atentamente ao recado de alguém para saber o que fazer depois. Você me ouviu, processou o que eu te dizia e logo percebeu quantas asneiras e peripécias a minha mente criara. Já não era eu…

Penso, logo sonho...

Eu sonho com aquilo que é possível, mas sonho com aquilo que parece impossível também. É que o impossível e o "jamais feito" muito me atraem. Não me levem a mal, mas é que o mundo já me enche tanto daquilo que é igual, daquilo que é rotina, que sonhar com a impossibilidade me faz transcender. Se depender de mim já sabe, eu não vou parar enquanto não ver o impossível acontecer. Vou mover mundos e fundos, mas nunca vou pensar em desistir ou achar que não sou capaz, porque desistir pra mim já é um verbo que nem gosto de pronunciar e na incapacidade eu definitivamente não acredito.

O engraçado é que sempre fui assim, sonhadora, e ai de quem tenta tirar isso de mim. Não pode! Tirar os sonhos do meu coração é como matar a minha alma com tantos "não". Por que não posso criar tal coisa? Porque não. Por que o mundo não pode ser diferente? Porque ele é assim, oras... Como assim? Tudo bem que mudar tudo pareça tão utópico, eu entendo, mas pelo menos uma parte dá pra tentar va…