Pular para o conteúdo principal

O problema nunca foi o dinheiro

Estive pensando sobre a minha, a sua, a nossa relação com o dinheiro. E pelo menos a minha era legal, até que em determinado momento passei a questionar o sentido de trabalhar para então ganhar. Passei a me questionar o sentido do ter dinheiro, afinal, para que? Fiquei pensando no sentido da vida, afinal, o sentido da minha estava baseado em uma lista de coisas a fazer e depois de coisas a ter. Claro, ter algumas coisas que ajudam na nossa existência humana é necessário. Mas basear a minha passagem por esse mundo nesse sentido com certeza não! Eu estava pensando era no final de tudo. E depois de conquistarmos tudo o que queremos, o que faremos? E depois da faculdade, dos filhos, da carteira de habilitação, de tudo, de termos tudo o que queríamos e sonhávamos, quem seremos? Ficaremos parados, estagnados olhando para tudo aquilo. E aí, o que será? A vida então era isso? Pra mim não, eu queria mais.

E depois de uma longa jornada de crise existencial e auto conhecimento pude ir redirecionando as coisas. E passei então a pensar na questão do dinheiro e ver que se bem direcionado ele faz é um bem danado. Afinal, ter só por ter não preenche a alma e não muda em nada o mundo. Parte disso eu sabia, mas no meio do caminho me perdi. Me vi como um robô, seguindo o fluxo e colocando o sentido de minha existência naquilo que não dá sentido a ela. A verdade é que a visão negativa sobre o ter me impossibilitou de enxergar as possibilidades existentes exatamente nisso, em ter! A verdade, mais do que certa para mim hoje, é que ter dinheiro é bom sim, e quanto mais temos melhor. E sabe por que? Por que quanto mais temos mais podemos ajudar, quanto mais temos mais podemos o mundo mudar, quanto mais temos mais podemos agir.

Essa é a realidade de uma sociedade capitalista. Se quer agir nela é preciso ter. Parece duro e até feio, mas é real.

Confesso que demorou um pouco, e principalmente depois dessa crise existencial na qual eu passei a enxergar o fato de ter dinheiro como algo sem sentido e negativo, mas eu pude ver o lado bom do dinheiro. Pude enxergar a sua contribuição em relação ao sentido da vida. E olha que demorei. Pude perceber que o problema nunca foi ele. O problema foi, é e sempre será sobre a forma como ele é usado. O problema diz respeito a como ele é direcionado. O problema é sobre a sua distribuição. O problema não é sobre ele, mas sim sobre quem o usa e como.

Depois de toda essa loucura mental pude então ver o lado bom em ter dinheiro. Posso hoje enxergar nele uma possibilidade de realizar missões que precisam ser realizadas no mundo. Diminuir a fome, a pobreza, dar oportunidades, ajudar o maior número de famílias e por aí vai. O problema nunca foi o dinheiro, dessa vez ele é a porta de entrada para tudo o que quero fazer no mundo. E para você, o que o dinheiro representa?
Fonte da Imagem

Comentários

  1. O dinheiro pra mim representa a melhor coisa que posso ter e receber! Por um tempo, eu também achava que o dinheiro não trazia benefícios. Mas agora lendo seu blog só reforça o que conclui há um tempo: A culpa nunca foi do dinheiro, mas de quem e como o administra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diria a melhor coisa, mas uma das mais necessárias para realizarmos nossos sonhos :) Exatamente! Que bom que agora você consegue ter um novo olhar sobre essa coisinha que não é maléfica, basta usarmos com sabedoria. Um beijo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você é amada por Deus e merece ser amada por Si Mesma!

Você se sente amada? Você acha que é sempre esquecida e que quase não faz diferença na vida das pessoas e no mundo? Saiba que muitas mulheres se sentem assim. Muitas esperam ser amadas por todos ao seu redor, mas por mais que todas as pessoas que convivam com elas amem-nas elas não sentem isso no profundo do próprio ser. E isso tem uma razão, existem dois amores que são os que mais preenchem a gente: em primeiro lugar é o amor de Deus ou em outras palavras a sua conexão com a fonte de amor que transcende a experiência humana. Em segundo lugar é o amor da gente com a gente mesma. E então, só depois, é que vem o amor dos outros pela gente. A questão aqui é que muita gente quer esse terceiro aí sem ter consciência do primeiro e muito menos do segundo amor. E sem essa consciência acabam não tendo a iniciativa de cultivá-los. Se ser amada pelos outros é bom? Claro, é ótimo. Mais do que ótimo, se sentir amado é uma necessidade humana. Mas o erro está em colocar o amor das pessoas pela gente

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

Em 2018 eu li... Livre pra Voar, de Fábio Teruel

Geeeente, sei que o ano virou, mas eu não poderia deixar de resenhar esse livro que amei do Fábio Teruel e li em 2018! Esse é um livro que te convida a se reencontrar CONSIGO MESMO, com o seu VERDADEIRO EU, a sua ESSÊNCIA. Sabe, a vida é uma só e eu acredito fielmente que viemos pra cá pra vivê-la por inteiro e isso só é possível se vivemos de acordo com a nossa essência. E sabe o que quero dizer com isso? Que você precisa se ouvir, você precisa se conhecer, você precisa saber quem você é e o que você quer, sem isso é impossível ser feliz. Eu encontrei o livro do Fábio Teruel  em um tempo em que estava perdida. Por inúmeros motivos me perdi de mim, e isso pode acontecer com qualquer um. O que é melhor do que isso é se reencontrar, consigo mesmo, e esse livro me auxiliou nisso! Composto por 141 páginas cada capítulo desse livro te ajuda a se despir do que está te atrapalhando de viver uma vida plena, conectada com a sua essência. O capítulo 3 por exemplo tem como título "Remo