Pular para o conteúdo principal

Sinais durante a vida - Eu saí da depressão você também pode!

Olá pessoal tudo bom com vocês? Espero que sim e se não estiver espero que um dia fique tudo bem e você seja muito feliz!

Esta é a primeira postagem aqui do blog Suave Pensamento para a série "Eu saí da depressão você também pode!" que apresentei (o que é e propósito) nesta postagem AQUI. Quero começar a falar com vocês sobre o princípio de tudo, sim a depressão tem um princípio, e as vezes não damos ouvidos a ele. Assim como qualquer doença ela dá sinais sutis e se não ouvirmos a coisa só piora com o tempo. Aqui vão algumas características e sinais que notei em mim, mas que na época eu não imaginei que isso pudesse se tornar algo maior como a depressão. Qual é o propósito? Levantar uma reflexão sobre o que pode levar uma pessoa a se deprimir, além de aconselhar a quem nunca passou por isso para que fique atento e não deixe de se cuidar. Será que você possui alguma dessas características? Vamos ver?

1. Vício em pensar e ansiedade
Eu sempre pensei demais! Desde que me conheço por gente tenho uma personalidade introspectiva e reflexiva. Inclusive o nome do meu blog não é por acaso. Na época em que ele foi criado eu vi nele uma forma de usar e expressar todos esses pensamentos que rondavam a minha cabeça. Mas era algo equilibrado, eu vivia a minha vida e em partes do dia eu pensava nela. Eu não tinha consciência de que meu vício em pensar e me preocupar tinha total ligação com a ansiedade, característica que apresento desde a infância. E imaginava muito menos que isso pudesse levar-me a me deprimir. Então, pensar, planejar é algo bom na vida, mas quando isso perde o equilíbrio e o controle e te faz paralisar as suas ações é hora de parar e ver o que pode ser feito. Você pensa demais? Quão ansioso você é?

2. Perfeccionismo, foco no negativo e excesso de auto cobrança
Podia estar tudo maravilhosamente bem e bonito se eu visse algo fora daquilo pronto o foco virava aquilo. Era assim com tudo, trabalhos, relacionamentos e por aí vai. O trabalho, a pessoa podiam ter mil qualidades e pontos positivos, era só eu ver um defeito que pronto o foco virava aquele até eu exterminar o erro ou ficar totalmente esgotada e em estado de estresse. Esse excesso de perfeccionismo e foco no negativo causaram em mim um grande cansaço mental, uma verdadeira sensação de estafa e insatisfação total na vida, porque qualquer atividade que eu me propunha a fazer eu não saía dali sem ela estar totalmente PERFEITA. Então vale refletir: O quão perfeccionista você é? Será que vale a pena mesmo ser dessa forma? Será que as coisas e pessoas não possuem pontos mais positivos do que negativos? O quanto você foca no lado negativo da vida?

3. Excesso de atividades e falta de equilíbrio
Entra uma fase na vida que eu não sei o que acontece, todos decidem fazer aniversário, a vida profissional entra em cena, as coisas começam a acontecer de uma forma que antes parecia que nem existiam, em resumo, as responsabilidades triplicam o seu tamanho e quantidade e haja tempo, vida e saúde mental para participar de tudo. O problema não são as responsabilidades aumentarem, o problema está em fazer de cada responsabilidade um peso devido a auto cobrança, achar que precisa estar com todas as pessoas e em todos os lugares sempre e esquecer de áreas da vida que também são importantes (hobbys, atividades físicas e etc). Em resumo, é preciso levar a vida com leveza e equilíbrio. O quão leve você é com as suas responsabilidades? Elas estão equilibradas ou você está muito focado no trabalho e somente nele (por exemplo)? Ou então: você vem se cobrando muito em ser 100% em TUDO o que faz e para TODOS?

4. Não se colocar como prioridade/Se colocar em último lugar
Tudo bem, o mundo precisa de mudanças? Sim. O mundo precisa ser salvo? Sim. Mas sinto lhe dizer, você não vai conseguir salvar o mundo todo não viu. As coisas vão continuar acontecendo, as atividades, as causas, tudo e se você não se cuidar você não fará parte de nenhuma delas. Sabe, acho lindo estar aqui para fazer a diferença, amar e por aí vai, mas se isso não é feito primeiro consigo mesmo não haverá como ser feito com os outros. Então é a velha história do avião: quando estiver em turbulência e uma máscara cair é preciso colocar primeiro em você e depois nos outros, se não você corre o risco de morrer e não poder ajudar ninguém. É preciso dizer NÃO quando não der para você. É preciso se colocar em primeiro lugar sim, se não o corpo não aguenta. É preciso ter tempos exclusivos para VOCÊ e tão somente você. O quanto você se coloca como prioridade? Quantos "não posso" você quis dizer e por medo de repressões você disse que sim, que ia estar lá mesmo estando cansado (a)? Há quanto tempo você não tira um tempo pra você?

5. Dependência afetiva/emocional e expectativa exagerada sobre os outros
Somos seres de grupo, sim, claro, mas não podemos deixar nossa felicidade depender de ter ou não pessoas, ter ou não coisas e por aí vai. Precisamos encontrar meios de ser feliz em meio a diversas faltas, falta de emprego, falta de pessoas, falta de o que for. É preciso ser feliz sozinho, literalmente. Ter amigos é maravilhoso, eu amo, mas não posso deixar com que a ausência deles me cause tamanha tristeza. E durante uma época de minha vida a ausência de várias coisas, pessoas, etc contribuíram para eu me deprimir. A máxima do "é preciso ser feliz sozinho" sempre existiu e sempre tive o conhecimento, mas isso pode acontecer com qualquer um porque amamos pessoas e nos apegamos a elas, em um momento ou outro das nossas vidas. Assim como nos apegamos a rotinas, trabalhos e tudo o que podemos perder. É preciso priorizar a nossa felicidade tendo ou ou não tendo qualquer uma dessas coisas. O quão sua felicidade depende de ter (amigos, coisas, um emprego e etc)? Você conseguiria se sentir feliz não tendo nada do que tem hoje?

Todos esses cinco elementos junto a acontecimentos na minha vida levaram-me a ter sintomas e consequentemente me deprimir. O  que passei e senti (sintomas) será falado em postagens mais a frente. Essa é apenas uma pequena parcela de formas de levar a vida e atitudes minhas que contribuíram no desencadear da doença. Claro, podem existir questões biológicas entre outras e para você saber disso eu te aconselho, mais do que urgentemente, a buscar por PROFISSIONAIS DA ÁREA MENTAL (psiquiatra e psicólogo). Aqui é uma pessoa que passou por isso e de acordo com a sua experiência tenta ajudar alguém, alertar, NADA disso substitui o acompanhamento com um profissional viu? Afinal, as vezes sozinhos não conseguimos encontrar as respostas para os nossos problemas.

E aí você pode parar e se perguntar: mas como ela descobriu tudo isso? 
Aí eu te respondo: Após um belo processo de auto conhecimento e busca de informações também. 
Olhar para si, de preferência com um acompanhamento profissional, é a melhor maneira de descobrir as causas de nossos sintomas, além de ler, pesquisar e entender o que se passa com você.
Fazendo tudo isso eu melhorei e muito, então você também pode!

Então, você se identificou com algum desses fatores? Você sabia que eles, a longo prazo, podem prejudicar a sua saúde mental? Pois é, eu não sabia, mas agora eu sei e posso te dizer: não há nada melhor do que ter a sua saúde mental em dia. A nossa mente é como um computador, se ele acumula muitas coisas e situações sem o mínimo de manutenção ele pode travar. Então, vamos cuidar da nossa saúde mental e nos atentar aos sinais?

E claro, sem nunca esquecer que... Eu saí da depressão, você também pode!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu...

O que são os Face Charts?

Ei, você já viu um Face Chart? Você sabe o que é um Face Chart? Ainda não? Então vem cá! Eu não conhecia os Face Charts até fazer o curso de Maquiador Profissional, lá eu fui apresentada para essa técnica muito usada pelos profissionais. Os Face Charts são um tipo de croqui usado para testar uma maquiagem planejada pelo maquiador. Ele é um pouco melhor do que o croqui de mão ( post aqui ), porque além dos olhos pode-se testar o que será usado na boca e na pele também. A diferença entre um Face Chart e um croqui de estilista, por exemplo, é que ele já vem com o esboço do rosto pronto para receber os produtos de maquiagem, ou seja, o rosto não precisa ser desenhado como num croqui de moda. Na internet existem vários modelos e eu tenho esses dois aqui: No modelo de número 1 o côncavo já vem desenhado bonitinho na folha e também tem o desenho do pescoço, já no modelo número 2 não tem côncavo desenhado e nem pescoço, aí o desafio e a liberdade são maiores para desenh...

5 dicas fáceis e práticas para você ter a pele menos oleosa

 Normalmente quem tem a pele oleosa se sente incomodada, isso acontece porque esse fato acaba "atrapalhando" o dia a dia dessa pessoa, se usa maquiagem ela não dura muito tempo, se trabalha com a imagem precisa a todo momento secar o rosto ou algo assim. Isso acontece com você? Saiba que existem soluções simples, mas que já podem te ajudar a diminuir essa oleosidade e se sentir mais "confortável" estando na própria pele. 1 - Tenha uma alimentação saudável Tudo o que você ingere impacta no seu lado externo. No caso da olesidade alguns alimentos prejudicam o funcionamento das glândulas sebáceas ou dos hormônios do corpo e isso pode prejudicar a pele, no caso de quem tem a pele oleosa pode deixá-la com mais sebo ainda. 2 - Consuma a quantidade correta de água Muitas vezes uma pele é oleosa por conta da desidratação do corpo. Um corpo desidratado faz a pele entender que ela precisa produzir ainda mais sebo para estar protegida. Por isso a ingestão da quantidade correta ...