Pular para o conteúdo principal

A garota que ajudo

Se eu pudesse ter um desejo para realizar seria que ninguém no mundo sofresse. Não considero o sofrimento digno de pertencer a alguém por qualquer motivo que seja. Todos tem o direito e o dever de serem felizes, não é verdade?

Conheci uma garota que há um tempo sofria de desânimo e desmotivação, olhei bem para ela e questionei os reais motivos para tal. Ela não sabia... Ela descrevia aquilo como um sentir sem motivo e por não saber o que causava aquilo ela sofria ainda mais. Aquilo me incomodou por dias e não conseguia acordar e ir dormir sem pensar nela. Imaginei o quanto deve ser sofrido alguém sofrer sem motivo. Sentir sem ter pelo que sentir ou até mesmo nem sentir coisa alguma. Imaginei que ter a vida e não ter gosto por tê-la é um dos piores sofrimentos para alguém. Eu via que ninguém a entendia, todos a olhavam e diziam "mas que menina quieta, ela não fala nada" e em momento algum imaginavam o que estava por detrás de toda aquela quietude.

Aquele incômodo não passava. Os dias passavam, mas a imagem daquela garota dizendo tudo o que sentia não saía de mim. Eu não poderia viver bem vendo alguém tão próximo sofrendo como ela sofria. Eu não conseguiria seguir deixando-a pra trás, como um nada, como ela mesma falava que se sentia. Não era justo, eu não achava justo. Eu estava feliz, e ela? Eu precisava fazer algo, meu coração almejava por isso e a minha alma também. Ela descrevia essa fase como a pior da vida dela e eu sentia a necessidade de mudar algo naquilo.

Como ela não sabia descrever direito o que sentia e nem os motivos pelos quais sentia aquilo achei preciso ter um acompanhamento profissional. Eu a aconselhei a procurar por isso e me dispus a ir junto quando precisasse e assim o fiz. E toda a investigação começou, perguntas e perguntas, coisas e tarefas para fazer com o intuito de melhorar sua auto-estima e o prazer que sentia em viver. Parecia a construção de um belo castelo, pedra por pedra, tijolo por tijolo. Foi demorado, até demais. Eu como uma pessoa ansiosa que sou nem sempre entendia o motivo de tal demora. Aquilo me irritava. Para mim, passar os dias sofrendo estava fora de cogitação e eu sofria junto com ela por isso. Levou um tempo até que eu mesma aceitei que o trabalho era demorado, mas que prometia um resultado maravilhoso e era isso que a fazia continuar. Depois de todo esse trabalho de construção essa garota poderia voltar a ser o que era. Era o que ela mais queria.

Agora, depois de tanto tempo, o castelo está quase pronto, faltam alguns ajustes e essa falta por vezes me incomoda. Quero tudo pra ontem. Tem coisa mais justa do que acelerar o processo de melhora das pessoas? Infelizmente não é assim. Como já falei o processo é demorado. Depois dele prometo que devolverei essa garota com toda a felicidade que lhe foi roubada, com toda a alegria que havia adormecido, com toda a personalidade que está ali, mas que está guardada. Prometo que a devolverei melhor do que estava quando conversou tão triste comigo naquele dia...
Fonte da imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obrigada Depressão!

Obrigada depressão por me ensinar aquilo que nenhum ensino fundamental, ensino médio ou  a faculdade me ensinou. Obrigada depressão, por me mostrar quem é de verdade e quem realmente me ajudou. Obrigada depressão, por me mostrar como o mundo ainda pode ser lindo em meio a tantos motivos para chorar e se amargurar. Obrigada depressão por me mostrar para que veio e por quem vale realmente a pena se importar. Obrigada depressão por fazer-me tanto me amar. Eu te agradeço, e não e pouco não.
Eu te agradeço por fazer-me resgatar. Agradeço por fazer-me resgatar aquela que sempre fui, mas ainda melhor e mais cheia para brilhar. Eu te agradeço por me fazer resgatar tudo aquilo que me faz mais plena e escrever é apenas mais um item dessa lista. Eu te agradeço por me mostrar o verdadeiro valor de um olhar, o valor de um olhar que está lá, apenas me esperando para ajudar. Em meio a tanta dor eu confesso que não quis te aceitar, mas hoje em dia eu vejo que o melhor que fiz foi te deixar entrar.
O…

O dia em que deixei de me afogar e aprendi a nadar sozinha

Senti desespero. Me senti sozinha mesmo estando entre tantas pessoas. Eram pessoas que me amavam, eu sei disso. Cuidavam de mim. Eram meus amigos. Por que tanto medo? Por que tanto receio? Por que esse desespero? Eu não sei. Simplesmente sentia e vinha como um furacão, era apenas um pensamento e pronto: desespero, confusão e angústia tomavam conta de mim. Eu não entendia e ninguém entenderia. Como entenderiam algo que nem mesmo quem sente entende? Me sentia perdida e só. Me sentia confusa e incompreendida. Não me sentia eu e isso era péssimo. O que estava acontecendo? Por que sentir tudo aquilo?
Você estava ao meu lado, você sempre esteve. Obrigada. Conversei contigo, desabafei e tive vontade de chorar... E chorei. Precisava daquele momento. Estranho momento. Você me ouviu, assim como alguém que ouve atentamente ao recado de alguém para saber o que fazer depois. Você me ouviu, processou o que eu te dizia e logo percebeu quantas asneiras e peripécias a minha mente criara. Já não era eu…

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto...

Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nunc…