Pular para o conteúdo principal

17 coisas que aprendi em 2017

Fonte da Imagem
O ano está terminando e isso não é novidade né pessoal? Então, para fechar o ano eu decidi fazer uma retrospectiva de aprendizados. Decidi ver todas as situações como formas de eu aprender algo diferente, seja uma situação boa ou ruim, decidi tirar o que aprendi em cada uma delas e colocar aqui para quem sabe ajudar alguém. Tinham coisas que eu já sabia, tinha uma noção, mas com o tempo deixei de lado e precisei reaprender. Então é uma lista de aprendizados e reaprendizados tá bom? Vamos ver?

1 - Se você não gosta de certa atitude de alguém, simples, faça diferente
Eu tinha uma mania feia e chata de ver alguma característica de alguém, seja próximo ou não, e me sentir incomodada por aquilo e nada fazer, apenas me afastar e ficar no meu canto pensando naquilo. E as vezes, fiquem surpresos ou não, eu agia da mesma forma, ou então agia pior ainda. Esse ano eu entendi que eu devo ver esses comportamentos e simplesmente fazer diferente. Se eu acho alguém infantil, ver uma pessoa que é adulta, mas não é madura para resolver certas coisas, simples, eu vou ser diferente. Eu vou ser a pessoa que resolve as coisas e é madura nesse meio. Eu vou ser a diferença que eu tanto quero ver no mundo. E não há coisa melhor viu?


2 - O perdão pode ser difícil, mas é necessário e não há atitude mais libertadora do que ele
Alguém pode ter acabado com a sua vida. Roubado seus sonhos ou algo material. Alguém pode ter xingado a sua família, te desrespeitado. Enfim, podem ter te magoado muito e eu sei quão doloroso é, principalmente se envolver alguma decepção de grande porte. Mas a boa notícia é que existe uma prática, difícil e ao mesmo tempo libertadora, que se chama perdão, e é por meio dele que podemos voltar a viver depois de tanto termos sofrido. Digo isso por experiência própria. E afirmo: o perdão é a melhor coisa que existe para uma vida plenamente feliz.

3 - O responsável pela sua felicidade é você e tão somente você
Para sermos felizes não é tão simples assim, porque a felicidade exige de nós certos sacrifícios. Nossa vida é composta por diversas áreas e quanto mais elas forem alimentadas mais felizes nos tornamos. E pasmem, quem alimenta todas elas somos nós mesmos. É fácil? Não, porque exige sacrifício como falei. Não adianta ficar num canto triste e infeliz sem fazer nada para mudar. É preciso se movimentar, se esforçar, ligar pro amigo que tanto sente saudade, fazer aquele hobby que tanto queria, e etc. A felicidade não vem e nunca virá pronta, se não fizermos por onde ela vai passar é bem longe de nossas vidas.

4 - Uma criança é uma luz
Durante um tempo de minha vida eu não gostava de crianças. Por imaturidade ou sei lá o que eu as via como uma pedra no sapato. Achava que todas iam me incomodar, me irritar, tirar a minha paz ou sei lá o que. Então eu mudei, amadureci e entendi que elas são a maior fonte de luz e alegria que pode haver em nossas vidas.

5 - Tudo deu errado para você aprender a ser paciente
Os seus, os meus, os nossos sonhos vão se realizar, mas antes você vai ser moldado para poder receber da melhor forma. Esse foi um dos mais difíceis aprendizados do ano, mas quase que finalmente estou aprendendo. Posso sonhar, posso idealizar, mas tudo vai acontecer quando tiver que acontecer. É claro, eu não posso ficar sentada esperando, mas ao mesmo tempo ficar numa louca ansiedade por realizá-los pode me fazer não aproveitar tão bem quando acontecer. Então, por meio de umas pausas que a própria vida me deu, eu aprendi que todos meus sonhos serão realizados na melhor hora possível. Então, muita paciência nessa vida viu?

6 - Priorize a si mesma, caso contrário é perda de energia, é perda de vida
E quando eu digo priorize a si mesmo não quero dizer esqueça o mundo, que todos morram e cuide apenas de você. Eu falo sobre a palavra equilíbrio. De que adianta se doar tanto se nem um tempo para arrumar os seus cabelos você tem? A vida exige equilíbrio e não tê-lo pode custar muito caro. É preciso se cuidar para cuidar. É preciso trabalhar em si mesmo para trabalhar com os outros e assim por diante. É preciso se amar para amar, é clichê, mas na vida real as vezes nos esquecemos.

7 - Não temos controle sobre a vida
Triste, mas real. Fazemos mil planos, escrevemos mil metas. Sonhamos e sonhamos e então pode dar tudo errado. É isso mesmo, pode dar tudo errado. A sua saúde pode falhar, você pode errar aquela questão que te faria passar no teste. Tudo pode dar errado e se não houver flexibilidade da nossa parte a gente desaba. Não há controle sobre a vida, mas há controle sobre como reagiremos as situações da vida e é isso que estou trabalhando em mim mesma.

8 - Não adianta se culpar, você fez o melhor para aquele momento
As vezes olhamos para trás e podemos pensar "por que eu não fiz de uma outra forma?" ou então "se eu tivesse feito da forma x teria dado certo, eu não estaria da mesma forma" e quem é que sabe disso? Ninguém. Isso na verdade é um engano da nossa mente que não sabe processar bem os sentimentos de fracasso que nos invadem de vez em quando. É tudo mentira da nossa mente, a gente fez o que podíamos fazer e pronto. Se o resultado não foi bom, é assim mesmo, não poderíamos prever.

9 - Você pode pensar muito, mas apenas a ação fará a sua vida mudar
Sempre pensei muito e não é a toa que o nome do meu blog é Suave Pensamento. Mas uma coisa que eu percebi é que sim, podemos pensar, planejar, mas que somente a ação trará os resultados que tanto quero ver. Para pessoas mais práticas isso pode parecer óbvio, mas para mim que sempre tive o vício de pensar e pensar, que sempre gostei mais das aulas teóricas do que práticas, não foi tão simples assim. Mas finalmente estou aprendendo.

10 - Hoje pode ser o último dia da sua vida, ou então da vida de quem você ama
Pode parecer triste pensar assim, mas apenas pensando assim que pude realmente aproveitar cada segundo de minha vida sem perder tempo com besteiras. Se hoje pode ser o último dia de minha vida por que eu vou ficar sem falar com alguém que me magoou? Já passou e amanhã podemos nem estar mais aqui. Então, pensar assim parece triste, mas as vezes é necessário para perdoar e vivermos ainda mais a vida plenamente.

11 - Cultive as suas amizades
Os amigos são a nossa segunda família e as vezes, por experiência própria, entramos no modo automático da vida. Isso é triste. No modo automático podemos deixar de ver quem importa e amar realmente como um dia fizemos. Então, não entre nesse modo, ou se já entrou, saia e cultive as suas amizades. Da vida o que mais levamos são os momentos e as pessoas e cultivar nosso relacionamento com elas é ter mais momentos felizes para a nossa história.

12 - As pessoas são aquilo que foi cultivado nelas desde o nascimento
Então, por que ficar triste quando elas nos magoam? Eu sei que é difícil, porque eu sou uma manteiga derretida, mas não adianta ficar triste com quem não tem amor a oferecer. Ela são aquilo que foi cultivado nelas e a menos que elas queiram mudar elas serão amargas até morrer, porque não aprenderam o amor que você ou eu aprendemos. E não há nada de errado nisso, são fatos e é preciso aceitar e lidar com eles, por mais difícil que seja. O amor está em nós e quem precisa amar somos nós.

13 - A depressão é uma forma que a vida encontrou de te parar
Decidi encarar e aprender que a depressão é isso. Se ela não me parasse eu levaria a vida do jeito que estava levando. Desequilibrada, focando apenas em uma área ou duas quando na verdade devo focar em todas as áreas da minha vida para que eu possa ter mais qualidade nela. No início eu via esse momento como um peso, hoje eu vejo que foi uma pausa necessária para que tudo funcionasse melhor.

14 - Quem te ama de verdade vai estar ali, independente da forma que você se encontra
Seja caído, em pé, brilhando ou não, quem te ama vai estar ali lutando pela sua melhora. E não importa quem não esteja, é preciso focar em quem está ali a todo instante vibrando por um sorriso seu ou uma pequena melhora. E é isso que eu quero levar comigo.

15 - Você ainda vai errar muito e fracassar pra caramba
Nem sempre a gente aceita o lado negro da vida, ou então nem conversamos sobre ele. Eu era uma dessas, só queria ver a alegria as cores e as boas vibrações. Mas esse ano tive que aprender a conviver com o lado triste da vida que envolve os erros e fracassos e fazem parte da nossa bagagem. Não iremos acertar sempre, somos humanos e exigir de nós mais do que isso é forçar os nossos limites e isso não é saudável. Ainda vou errar muito, porque não nasci sabendo, mas agora sei que é necessário para o meu crescimento e amadurecimento constante.

16 - Se é amor, vai vencer
Parece clichê, mas é verdade, o amor verdadeiro supera tudo. E eu não to falando de agressões dessas coisas horríveis não, estou falando sobre algumas dificuldades e pequenos desentendimentos. Se for amor, vai vencer e vocês vão olhar para trás e ver o quanto evoluíram como pessoas e como casal.

17 - Deus pode tudo
Um dia ouvi isso de um amigo meu e nunca mais tirei da minha cabeça e pude comprovar e aprender que realmente, Deus pode tudo. Porque somente ele, por meio de atitudes minhas, pode mudar o que tanto me machucou. Somente por meio de Deus tudo pode mudar e pude ver a minha vida e a vida de quem está a minha volta melhorar. Deus pode tudo, basta esperar!

Viram que como em um ano podemos aprender tantas coisas? Imagina em uma vida? E é isso que temos pela frente nos esperando, a vida, para errar e acertar, amar e perdoar. Obrigada 2017, te levo para sempre comigo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é amada por Deus e merece ser amada por Si Mesma!

Você se sente amada? Você acha que é sempre esquecida e que quase não faz diferença na vida das pessoas e no mundo? Saiba que muitas mulheres se sentem assim. Muitas esperam ser amadas por todos ao seu redor, mas por mais que todas as pessoas que convivam com elas amem-nas elas não sentem isso no profundo do próprio ser. E isso tem uma razão, existem dois amores que são os que mais preenchem a gente: em primeiro lugar é o amor de Deus ou em outras palavras a sua conexão com a fonte de amor que transcende a experiência humana. Em segundo lugar é o amor da gente com a gente mesma. E então, só depois, é que vem o amor dos outros pela gente. A questão aqui é que muita gente quer esse terceiro aí sem ter consciência do primeiro e muito menos do segundo amor. E sem essa consciência acabam não tendo a iniciativa de cultivá-los. Se ser amada pelos outros é bom? Claro, é ótimo. Mais do que ótimo, se sentir amado é uma necessidade humana. Mas o erro está em colocar o amor das pessoas pela gente

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

Fazer as pazes não é sinal de fracasso

Sempre fui do tipo de pessoa que acredita na mudança do outro. Acredito e acredito. Boto fé e caso na segunda vez não dê certo, aí sim eu desisto. Creio que a segunda chance não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas a encaram. Muitos acreditam que dar uma segunda chance é se humilhar, colocar-se para baixo por causa do outro. Talvez essa segunda chance seja o que o outro precisa para ter uma verdadeira mudança na vida. É um ato de confiança e quem quer mudar de verdade não o desperdiçará. Acreditar na melhora do outro é uma forma de melhorar a si mesmo, é uma forma de reduzir o ego que insiste em matar todo o tipo de relacionamento. Se humilhar é esquecer-se de si mesmo e nesse caso você só estará lembrando do quanto pode ser feliz. Perdoar não é nada fácil. Exige muitas doses de tempo e disposição. Não é de uma hora pra outra que a pessoa vai mudar, mas sim, ela pode mudar. Basta querer. E se ela te mostra isso, por que não deixar? Para mim não faz sentido não dar uma seg