Pular para o conteúdo principal

A MODA como aliada nos tratamentos de Ansiedade e Depressão

Ooooi meus amores, tuuuudo bem com vocês? Eu espero que sim e creio que se não estiver vai ficar ok? A postagem de hoje é muito especial, ela irá fazer parte da Categoria que contribuo na Rádio Online Momentoktt. Nessa rádio eu escrevo sobre MODA, então os textos que publico aqui vão para lá! E com esse também será assim. Dessa vez a pauta da semana da rádio foi "Transtornos Psicológicos". Então fiquei pensando em como eu poderia aliar esse tema a MODA. E como pessoa que já passou por isso tenho propriedade total para falar com o intuito de te ajudar, de verdade, a reconhecer a ligação que pode existir entre a MODA e o tratamento desses transtornos. Mais precisamente Ansiedade e Depressão, pois tenho mais experiência de vida relacionada a eles. Obs.: Não sou especialista da área e já deixo avisado que se você acha que tem algum desses transtornos, que isso te atrapalha e não sabe como lidar, te aconselho a procurar Profissionais da Área ok? 

Então vamos lá?

Para quem não sabe eu sou uma pessoa que tenho Ansiedade desde criança e no final de minha Adolescência entrando na fase Adulta passei por um momento de Depressão. Nessa série aqui relato com detalhes como foi esse momento e o que fiz para melhorar. Então, para mim em resumo, a Ansiedade é quando você sai do seu estado normal de ansiedade e energia, aquele que te leva a agir, e fica ansioso demais, além da normalidade, exemplo: fica desesperado para fazer as coisas, com desespero e medo de que as coisas não deêm certo, tem até sintomas físicos como taquicardia, suor e enjoôs, e por aí vai. Já a Depressão é quase que o contrário disso, ela é um completo estado de falta de energia, desânimo e vazio. E pasmem, eu tive os dois. As duas pontas dos icebergs entraram em colapso rs. Ora eu estava toda elétrica e preocupada com a vida e com todos, ora eu não queria fazer coisa alguma. E o que me ajudou? A Moda. Sim, a Moda, a Beleza, a Espiritualidade, os Tratamentos com Profissionais  e muitas outras coisas. Foi um conjunto. Mas o foco de hoje será em Como a MODA me ajudou a sair dessa.

Considero a Moda antes de mais nada uma ARTE, uma forma de EXPRESSÃO de nossa ALMA. A escolha da roupa e acessórios que usamos quando olhada dessa maneira passam a ter outro significado. Saimos do patamar de que Moda é apenas aquilo que vemos na passarela e que escolher nossas roupas é só mais um item na lista de coisas que fazemos automaticamente e vamos para o patamar de que estar ligado na Moda, de maneira consciente, é mais uma forma de nos amar. Ter um tempo para si, para pensar "Qual a roupa hoje que expressa melhor a mensagem que quero passar para o mundo?" ou então "Qual acessório hoje que está em total sintonia com o que tenho dentro de mim e que quero que as pessoas se conectem com ele e sintam isso também?" é uma forma de sair da inércia que a Depressão nos coloca ou então desacelerar o carro que a Ansiedade insiste em acelerar.

Sempre gostei de Moda e Beleza, mas não imaginava como elas seriam ótimas alidas no meu tratamento de melhora da Ansiedade e Depressão. Quando passei a "me obrigar" a me maquiar, pensar nas combinações de roupas e qual mensagem queria deixar no mundo, mesmo quando não queria (no caso da Depressão), eu me sentia melhor. O ato de pensar nisso, levantar da cama para fazê-lo, me tiravam da inércia e traziam um tipo de motivação que eu havia perdido. Me expressar por meio da MODA deixou de ser um hobby e a partir dali passou a ser um Estilo de Vida, mais uma terapia. Pensar em qual maquiagem ia usar no dia, me maquiar, pensar em qual roupa usaria, e me vestir trouxeram de volta a alegria e a motivação que eu havia perdido pelo caminho. E a partir dali mudaram minha visão de mundo. Hoje em dia vejo a Moda e Beleza como ótimas ferramentas na construção ou reconstrução de nossa Auto Estima e de nosso EU. Não são itens superficiais e fúteis como muitos dizem, são na verdade ótimas ferramentas, que acredito eu, Deus colocou nas mãos da Humanidade para fazer o bem, para devolver a vida e o brilho nos olhos a quem os perdeu.

É claro que no meu caso a Moda me ajudou e muito. Mas se pra você a Moda não é o que te brilha os olhos te recomendo encontrar ou reencontrar aquilo que faz o seu olho brilhar. A verdade é que o que nos ajuda nesses momentos é recordar os nossos Sonhos e Paixões. E se a Moda estiver ligada a isso pra você então tudo bem, use-a a seu favor e fique bem. Se não, bom também, encontre aquilo que pode te ajudar e faça, mesmo que seu corpo não queira, faça. Você vencerá e será uma pessoa muito melhor, com uma história de superação que poderá ajudar muitas pessoas, assim como hoje eu faço. Gratidão e fique bem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é amada por Deus e merece ser amada por Si Mesma!

Você se sente amada? Você acha que é sempre esquecida e que quase não faz diferença na vida das pessoas e no mundo? Saiba que muitas mulheres se sentem assim. Muitas esperam ser amadas por todos ao seu redor, mas por mais que todas as pessoas que convivam com elas amem-nas elas não sentem isso no profundo do próprio ser. E isso tem uma razão, existem dois amores que são os que mais preenchem a gente: em primeiro lugar é o amor de Deus ou em outras palavras a sua conexão com a fonte de amor que transcende a experiência humana. Em segundo lugar é o amor da gente com a gente mesma. E então, só depois, é que vem o amor dos outros pela gente. A questão aqui é que muita gente quer esse terceiro aí sem ter consciência do primeiro e muito menos do segundo amor. E sem essa consciência acabam não tendo a iniciativa de cultivá-los. Se ser amada pelos outros é bom? Claro, é ótimo. Mais do que ótimo, se sentir amado é uma necessidade humana. Mas o erro está em colocar o amor das pessoas pela gente

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

Fazer as pazes não é sinal de fracasso

Sempre fui do tipo de pessoa que acredita na mudança do outro. Acredito e acredito. Boto fé e caso na segunda vez não dê certo, aí sim eu desisto. Creio que a segunda chance não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas a encaram. Muitos acreditam que dar uma segunda chance é se humilhar, colocar-se para baixo por causa do outro. Talvez essa segunda chance seja o que o outro precisa para ter uma verdadeira mudança na vida. É um ato de confiança e quem quer mudar de verdade não o desperdiçará. Acreditar na melhora do outro é uma forma de melhorar a si mesmo, é uma forma de reduzir o ego que insiste em matar todo o tipo de relacionamento. Se humilhar é esquecer-se de si mesmo e nesse caso você só estará lembrando do quanto pode ser feliz. Perdoar não é nada fácil. Exige muitas doses de tempo e disposição. Não é de uma hora pra outra que a pessoa vai mudar, mas sim, ela pode mudar. Basta querer. E se ela te mostra isso, por que não deixar? Para mim não faz sentido não dar uma seg