Pular para o conteúdo principal

Afinal, o que é a depressão e como identificar? - Eu saí da depressão, você também pode!

Olá pensadores lindos! Tudo bem? Espero que sim viu *-*

Na postagem de hoje para a série "Eu saí da depressão, você também pode!" eu decidi definir em palavras o que é a DEPRESSÃO. É uma doença? É um problema espiritual? É um drama ou frescura da pessoa? Afinal, o que é a depressão? E tenho dois propósitos com ela: o primeiro é ajudar quem está nessa a entender o que se passa com ela para então buscar uma SOLUÇÃO e o segundo é um alerta para quem está de fora (família, parentes, amigos), para que possa compreender o que é a depressão e assim ajudar quem passa por ela. Dessa vez vou contar com a ajuda da minha psicóloga para realizar a postagem (olha que responsabilidade hein) respondendo a perguntas feitas por pessoas no grupo do Efeito Orna. Vamos lá?

Lembrando que já temos três postagens para a série, que são:
Início - Aqui é a postagem de inauguração na qual eu explico o que é a série e o propósito dela.
Sinais durante a vida - Nesta postagem eu já falo alguns sinais que, eu não percebi, mas já existiam durante a minha vida e indicavam algo que poderia se tornar um problema maior no futuro.
Sintomas - Aqui eu falo exatamente tudo o que senti em uma lista com 20 sintomas, desde o começo e durante o processo depressivo, com o intuito de ajudar a quem passa e quem está ao lado a identificar e procurar solução.

Então começarei dizendo, de acordo com um olhar meu, O QUE EU ACREDITO QUE É a depressão:

A depressão para mim é o último estágio da dor. A depressão é um pedido da alma por socorro. A depressão é um momento da sua vida que pede por atenção. A depressão é um pedido de ajuda em conjunto da sua mente, corpo, alma e espírito. A depressão é um sinal de que você pode estar levando a vida de uma forma não muito saudável para si. A depressão é um pedido de cuidado para consigo mesmo, de amor próprio, de olhar mais para si. A depressão é o resultado de um acúmulo de experiências e vivências que você foi passando na vida, mas que nem percebeu e nem cuidou. A depressão acontece quando você tentou resolver os problemas e situações de muitas maneiras, mas não conseguiu. A depressão é um tipo de "basta" que o seu próprio corpo dá para que você se cuide. A depressão é quando você se afasta de quem você é. A depressão é uma doença, no caso da mente e também da alma, e precisa de cuidados, é como qualquer outra (problemas na garganta, câncer, o que for) e há solução!

E aqui vai, de acordo com um olhar de quem já passou por isso, o que NÃO É a depressão:

A depressão não é um problema espiritual. A espiritualidade tem papel fundamental no processo de melhoria, mas não acredito que apenas ela seja a grande causa desse problema (prefiro não acreditar nisso e sou feliz assim). Ou seja, não é falta de Deus, afinal Deus está conosco sempre e nos ama de forma incondicional. Qualquer doença que ocorra conosco independe de sua presença, se é para acontecer ela vai acontecer hora ou outra. Mas sim, a vida espiritual faz toda diferença no processo de cura. A depressão não é frescura, quem quer ficar chorando o tempo todo e deitado numa cama sem forças pra sair dela? Quem quer ficar sem energia nenhuma e sem conseguir usar a mente de uma forma eficaz? Ninguém não é mesmo? Então não é FRESCURA, e muito menos uma ESCOLHA. Quem está em depressão apenas precisa ser ouvido, abraçado e cuidado, simples.

Como identificar que tenho depressão ou que quem está perto de mim está em depressão?
A identificação é simples, basta observar a pessoa e notar as diferenças em seus comportamentos, palavras e atitudes. Foi assim que fiz. Eu mesma notei em mim um comportamento estranho mais caracterizado por um desinteresse total por tudo que eu gostava, junto a uma grande falta de energia e cansaço para tudo. Nessa postagem aqui listei 20 sintomas que notei em mim (inclusive esse desinteresse, desmotivação) durante o processo. Em qualquer SINAL de qualquer um deles é preciso ficar atento, mas só é depressão quando acontece a grande maioria deles. E claro, após identificar procurar por profissionais da área, eles são as melhores pessoas para auxiliar em todo o processo de melhoria.

Agora, de acordo com um olhar profissional, aí vai uma definição sobre o que é a depressão, como identificá-la e quais são os primeiros sinais. Dessa vez é a minha psicóloga Luana Fernandes que responderá.

O que é a depressão e como identificar? Quais são os primeiros sinais?
Luana Fernandes: É bem importante essa pergunta, porque, atualmente, por ser considerada a doença do século, muitas pessoas acabam confundindo depressão com tristeza. A tristeza faz parte dos sintomas, mas não significa necessariamente a doença em si.

De acordo com a DSM IV (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais) - A depressão é caracterizada por uma tristeza profunda, humor deprimido diariamente, cansaço ou fadiga em excesso, falta de interesse nas tarefas do cotidiano, culpa excessiva, dificuldades de concentração, sentimento de inutilidade, pensamentos negativos e, dependendo da gravidade, ideação suicida e dificuldade de tomar decisões.

Vale ressaltar que, dentro da depressão, existem episódios de alteração de humor que devem ser identificados ou analisados por um profissional de psiquiatria ou psicólogo.

Os primeiros sinais são: tristeza profunda, cansaço, não querer sair do quarto escuro, a ponto de atrapalhar o trabalho, estudo, atividades da rotina, choro constante. Esses geralmente são os primeiros sinais dos quais as famílias devem ficar atentas, procurar um profissional para fazer a análise  e encaminhar para um melhor tratamento.

Será que deu para entender, pelo menos um pouquinho, o que é a depressão? Eu espero de coração que sim, ainda teremos muitas postagens aqui no blog e o propósito da série é, como eu disse  AQUI, tanto empoderar quem passa por isso para acreditar que existe uma saída sim quanto auxiliar a quem convive com quem passa por isso com informações (de acordo com uma experiência minha) sobre todo esse processo. E deixar sempre lembrado que: Eu saí da depressão, você também pode!

Beijocas e paçocas :*

Comentários

  1. Querida, que série maravilhosa! Depressão é algo muito sério. Já passei por ela, por muito tempo, e hoje me sinto muito mais livre.
    Adorei o post demais. Passar informação é sempre fundamental, isso ajuda as pessoas a procurarem ajuda!
    Obrigada
    Fala FOX

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Aaaah, fico muito feliz que você tenha gostado *-----* sim, sério demais e como sempre digo precisa de acompanhamento profissional! Muito obrigada, volte sempre. Espero que realmente ajude muitas pessoas.
      Um beijo <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você é amada por Deus e merece ser amada por Si Mesma!

Você se sente amada? Você acha que é sempre esquecida e que quase não faz diferença na vida das pessoas e no mundo? Saiba que muitas mulheres se sentem assim. Muitas esperam ser amadas por todos ao seu redor, mas por mais que todas as pessoas que convivam com elas amem-nas elas não sentem isso no profundo do próprio ser. E isso tem uma razão, existem dois amores que são os que mais preenchem a gente: em primeiro lugar é o amor de Deus ou em outras palavras a sua conexão com a fonte de amor que transcende a experiência humana. Em segundo lugar é o amor da gente com a gente mesma. E então, só depois, é que vem o amor dos outros pela gente. A questão aqui é que muita gente quer esse terceiro aí sem ter consciência do primeiro e muito menos do segundo amor. E sem essa consciência acabam não tendo a iniciativa de cultivá-los. Se ser amada pelos outros é bom? Claro, é ótimo. Mais do que ótimo, se sentir amado é uma necessidade humana. Mas o erro está em colocar o amor das pessoas pela gente

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

Fazer as pazes não é sinal de fracasso

Sempre fui do tipo de pessoa que acredita na mudança do outro. Acredito e acredito. Boto fé e caso na segunda vez não dê certo, aí sim eu desisto. Creio que a segunda chance não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas a encaram. Muitos acreditam que dar uma segunda chance é se humilhar, colocar-se para baixo por causa do outro. Talvez essa segunda chance seja o que o outro precisa para ter uma verdadeira mudança na vida. É um ato de confiança e quem quer mudar de verdade não o desperdiçará. Acreditar na melhora do outro é uma forma de melhorar a si mesmo, é uma forma de reduzir o ego que insiste em matar todo o tipo de relacionamento. Se humilhar é esquecer-se de si mesmo e nesse caso você só estará lembrando do quanto pode ser feliz. Perdoar não é nada fácil. Exige muitas doses de tempo e disposição. Não é de uma hora pra outra que a pessoa vai mudar, mas sim, ela pode mudar. Basta querer. E se ela te mostra isso, por que não deixar? Para mim não faz sentido não dar uma seg