Pular para o conteúdo principal

Perdão

Palavra tão bonita, muito praticada ou não. Não dá para saber, não sabemos o que cada um carrega dentro de si. Não sabemos quais são os buracos dos corações alheios que passam diariamente pela gente. Ainda não conseguimos enxergar a alma de quem cruza o nosso caminho, afinal, será que é mesmo uma alma que pratica o perdão? Nunca saberemos... A única coisa que posso ter certeza é que mais do que uma palavra bonita o perdão é algo praticamente vital em nossas vidas e quando vem acompanhado de reconciliação então? Melhor ainda!

Muitos dizem "perdoe", mas poucos sabem explicar sobre o que é o tal do perdão e como fazemos para praticá-lo. Outros ainda o atribuem apenas a uma norma religiosa ou coisas do tipo. Eu tenho dificuldade de perdoar, para mim não é uma coisa tão simples assim e é preciso assumir e conviver com as nossas fraquezas. Assumir é sempre o primeiro passo para melhorar algo. E sim, essa é uma das minhas dificuldades. Mas a boa notícia é que eu descobri que, como disse ali em cima, o perdão é vital e nada tem a ver com religião. Não há como viver sem. Perdoar a si e perdoar ao outro é algo imprescindível à minha existência humana. E sabe por que digo isso? Porque sem perdão nossa alma morre aos poucos, aquilo que reluzia em nós e era visto em nosso olhar dá espaço a uma vida cinza e cheia de problemas.

Sem o perdão a vida perde a cor e a graça. Nos perguntamos a todo momento onde está aquela felicidade que sentíamos há um tempo atrás. Onde estão todos aqueles sentimentos bons que um dia estiveram em nosso peito, em nosso coração? Onde estão? A verdade é que as vezes, sem perceber, deixamos que todos eles sejam tomados por uma mágoa aqui um ressentimento ali e por aí vai. Quando nos damos conta estamos lá, mortos por dentro, apenas sobrevivendo, e que triste existência não é mesmo? Viver por viver, caminhar por caminhar, não há morte mais lenta e dolorosa do que essa.

Lembro da infância e espero que você se lembre da sua também. Brigávamos com o nosso colega de classe e no dia seguinte nem lembrávamos mais e sabe por que fazíamos isso? Por que para nós era muito mais importante ter a amizade e a brincadeira com aquele colega no dia seguinte do que qualquer outra coisa, valorizávamos os bons momentos e lutávamos para que eles sim se sobressaíssem. Mas aí passa o tempo e deixamos que o julgamento do que é certo e errado passe a frente do amor e do afeto e quando nos damos conta, estamos isolados e sozinhos nessa estrada que é a vida.
Fonte da Imagem

Mas a segunda boa notícia é que tudo isso pode mudar. E como? De nós basta apenas uma coisa: decisão! Todos os dias precisamos decidir pelo amor e consequentemente assim nos decidiremos pelo perdão. Quando decidimos olhar com amor para todos que estão a nossa volta, percebemos que aquele que nos feriu fez o que a consciência dele dizia que era o certo para aquele momento, mesmo não sendo o certo para você. Talvez ele nem saiba que te feriu tanto assim. É difícil aceitar, é difícil entender, mas é preciso colocar como um exercício diário, assim como escovar os dentes ou tomar café da manhã todos os dias. Olhar com amor aquele que me odiou. Amar e perdoar deve estar na nossa rotina, caso contrário, quem perde a própria vida e alegria somos nós mesmos.

Eu coloquei na minha rotina, e você? Vamos juntos aprender a amar?
 Grupo Projeto Escrita Criativa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 frases que você deve parar de dizer para si mesmo, agora!

Bom dia meus amores! Como vão vocês? Diariamente vejo e converso com pessoas diferentes. Sou o tipo de pessoa que sempre procura pensar positivo e ver um lado bom para tudo, até para aquela pessoa que só parece ser uma má pessoa para todos. Sim, eu tento ver que ela tem algo bom dentro de si e  não acredito que não tenha. Esse meu jeito de pensar me ajuda a ser mais feliz diariamente e a lidar com as mais diversas pessoas e situações que a vida nos prepara. E com base nisso, resolvi fazer uma lista com pensamentos que atrapalham você de ser feliz e até de ser você mesmo, vamos lá ? 1 - Hoje não é meu dia Você tem noção do quanto essa frase estraga tudo o que você tem para viver durante aquele dia? Tem dias que pode acontecer algo desagradável e nem por isso você deve deixar que isso estrague seu dia por inteiro. Pensando assim "hoje não é o meu dia" você realmente sente como se aquele fosse um péssimo dia, pode estar ensolarado que você verá um céu cinzento. Troque essa

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

O que você faria se hoje fosse o último dia de sua vida?

Falar sobre isso parece utópico e na verdade é mais real do que imaginamos. O último dia de nossas vidas pode sim ser hoje, ou amanhã ou sexta feira. Quem é que sabe? Nós não temos certeza de nada. Ops, de quase nada. A única certeza que temos é que nosso último dia, deveras, existe. E é incrível como existem pessoas que vivem como se esse dia nunca fosse chegar. Insistem em reclamar de tudo e não valorizam o mínimo que possuem. Hoje pode ser o seu último dia de vida e você está aí achando-a uma porcaria, se não talvez, uma desgraça de vida como muito ouço dizer. Des-gra-ça - palavra horrível que deveria ser extinta. Proibida de ser dita. Um tiro aos meus ouvidos. Respirar é uma graça e é de graça. Sorrir também. E Agradecer? Não há nada mais gratuito do que isso. A desgraça seria a ausência de tudo isso. E peço que reflita: faz sentido dizer que graças que nos são dadas na verdade não existem? Em outras palavras: faz sentido dizer que nossa vida é coberta por desgraças? Não mesmo..