Pular para o conteúdo principal

É possível vencer! - Eu saí da depressão, você também pode!

Olá pensadores, como vocês estão? Eu espero que bem *-*

Então, essa é mais uma postagem para a série "Eu saí da depressão, você também pode!". E fazendo jus ao propósito da série essa será mais uma postagem de empoderamento. O objetivo é te fazer acreditar que é possível vencer, e como? Apresentando pessoas, famosas ou não, que venceram a depressão e hoje são até mais felizes do que antes de terem passado por isso. Vou contar um segredo: quando eu estava muito mal eu pesquisava por pessoas que tinham vencido/superado para que, de alguma forma, eu pudesse acreditar que havia saída. Então vamos lá?

Lembrando que, para a série "Eu saí da depressão, você também pode!", já temos cinco postagens que fiz com todo o amor do mundo para vocês, que são:
Início - Aqui é a postagem de inauguração na qual eu explico o que é a série e o propósito dela.
Sinais durante a vida - Nesta postagem eu já falo alguns sinais que, eu não percebi, mas já existiam durante a minha vida e indicavam algo que poderia se tornar um problema maior no futuro.
Sintomas - Aqui eu falo exatamente tudo o que senti em uma lista com 20 sintomas, desde o começo e durante o processo depressivo, com o intuito de ajudar a quem passa e quem está ao lado a identificar e procurar solução.
Afinal, o que é a depressão e como identificar? - Nessa postagem decidi definir em palavras o que é a depressão, pois nada melhor do que alguém que já passou por isso para falar sobre. Além disso contei com o auxílio de minha psicóloga que esclareceu, sob um olhar profissional, o que é a depressão e como identificar em si mesmo ou em outra pessoa.
Como eu superei? - Essa foi a primeira postagem de empoderamento. Por meio da minha superação quero que fazer pessoas acreditarem que é possível superar, mas é preciso aceitar ajuda, ter fé e fazer coisas como fiz e são listadas nessa postagem.

Começarei então por pessoas famosas, pois, de certa forma, existe um mito que as envolve. Muitos acreditam que elas não passam nem perto de problemas quando na verdade eles são "gente como a gente" e passam por problemas sim, por vezes tão grandes quanto os nossos.

Paula Fernandes - Quem a vê tão linda e cheia de sucesso não consegue imaginar, mas a Paula Fernandes passou por um momento de depressão aos 16 anos de idade. Devido ao estilo de vida que levava entre infância e adolescência a depressão foi desencadeada para que ela olhasse mais pra si. Para ela o tratamento foi o que a salvou. E sim, ela venceu! E hoje é muito feliz. Mais informações aqui.
Fonte da Imagem


Priscila Fantin - Há 10 anos atrás a atriz passou pela depressão. E como ela mesma relata "a depressão é uma morte em vida". O teatro e o esporte foram cruciais para sua melhora. Mais informações aqui.
Fonte da Imagem

Lucas Lucco - O cantor também passou por um momento conturbado de depressão e síndrome do pânico e hoje ele conta com um estilo de vida mais equilibrado para ficar bem. Ele fala muito sobre a espiritualidade, que foi fundamental para sua melhora. Mais informações aqui e aqui.
Fonte da Imagem

Padre Marcelo Rossi - As vezes, por terem uma vocação espiritual/religiosa, os padres e outras pessoas que possuem missões similares, são vistos como pessoas inatingíveis, seres cósmicos, seres de outro mundo, que nunca passarão por algo assim. Mas quem pensa dessa maneira está enganado sabia? Eles são seres humanos como nós, com todas as suas fragilidades. E assim foi com o Padre Marcelo Rossi, que até ele mesmo achava que "depressão era frescura". Passou por um momento assim e foi curado. Mais informações aqui.
Fonte da Imagem

Padre Fábio de Melo - Ele passou por um episódio de Síndrome do Pânico. Foi muito difícil e ele conta que foi um sinal do seu corpo de que era preciso parar e se cuidar. Mais informações aqui.
Fonte da Imagem

E agora deixo para vocês o depoimento de uma amiga minha, Andressa Torres, que já passou por problemas psicológicos e hoje está bem e feliz. Tudo isso para que você acredite que "É possível vencer!".

"Antes de tudo eu gostaria de agradecer o convite e a oportunidade em poder falar para tantas pessoas que passam por algum problema psicológico. Ao contrário do que muito se pensa, a depressão não atinge somente jovens que possuem traumas ou sofrem bullyings, tanto é que há muitos tantos famosos que possuem uma vida aparentemente bela e lutam diariamente com seus "monstros internos" e também não é doença de pessoas de pouca fé (como muitos dizem por aí), pois vemos padres, pastores e pessoas que vivem diariamente na igreja que passaram ou passam por algum transtorno, seja ansiedade generalizada, crises de pânico e a depressão.

No meu caso eu sofri e sofro de ansiedade crônica e crise de pânico e neste episódio gostaria de falar sobre como EU venci. Lembrando que, cada pessoa possui um grau de ansiedade/depressão e eu não sou especialista nesse assunto, sou apenas uma pessoa com bastante experiência no que se diz respeito a ansiedade.

PRIMEIRO PASSO: ACEITAR

Quando falo em aceitar, me refiro ao fato de olhar para dentro de si e assumir que você precisa de ajuda. A cura depende somente de nós e ninguém poderá te ajudar se VOCÊ não aceitar que precisa de ajuda.

SEGUNDO PASSO: PROCURAR AJUDA

E essa ajuda pode ser a princípio do seu pai, da sua mãe e caso você não os tenha, procure alguém em quem você confie.

Dentro desse passo eu incluo a ajuda de algum profissional. Não tenha preconceito em procurar um psicólogo e também um psiquiatra. Se o teu caso for um pouco mais difícil, somente a terapia e a força de vontade não é suficiente e você precisará entrar com a medicação.

TERCEIRO PASSO: TRATAR

Caso faça necessário o auxílio de uma medicação, não se desespere. Hoje no mercado há diversos medicamentos que não te dopam. Ás vezes é falta de alguma química no cerébro e será necessário a medicação. É muito importante procurar um bom profissional e acreditar que ele indicará o melhor pra você de acordo com o seu estado emocional.

QUARTO PASSO: ACREDITAR

Acredite, é só uma fase! Acredite, isso vai passar! Por mais difícil que pareça e eu sei como parece o fim, não é!

Todos nós temos alguns obstáculos na vida e devemos enfrentá-los de cabeça erguida. Não tenha vergonha, acredite em você, pois nessa luta você não está sozinho (a).

QUINTO PASSO: FAÇA COISAS QUE TE DÃO PRAZER E SE AFASTE DO QUE TE FAZ MAL.

Sabemos que nesse momento é muito difícil achar um hobby ou algo que goste, mas tentar atividades ao ar livre, um passeio onde você possa se reconectar com a natureza ajuda demais. E se afastar do que esta te fazendo mal (seja um curso, um relacionamento ou uma amizade), também faz bem.

Para finalizar é muito importante você procurar entender o que está acontecendo com você, e independente da sua religião tenha Fé. Fé que tudo isso só irá te fortalecer nessa caminhada chamada vida.

Eu venci a partir do momento que entendi que não sou a única e com todo o esforço e dedicação dos meus familiares, eu me mantive em pé.

Caso você não passe por isso mas é a pessoa que conhece alguém com depressão e ansiedade, tenha empatia, ajude com palavras, às vezes um simples: Você vai ficar bem, pode salvar muitas pessoas que se sentem desprezadas ou insignificantes.

Uma crise de ansiedade não tem hora, não tem lugar, assim como a depressão também não depende da classe social ou idade, então fique atento aquelas pessoas que demonstram algum sinal de que são depressivas ou agitadas demais e lembre-se: Não é Frescura!!!"

Não é incrível ver pessoas, famosas ou não, que passaram não só por Depressão, mas por crises de ansiedade, de pânico e por aí vai, que superaram e hoje estão saudáveis e felizes? Sim, precisamos nos agarrar nesses casos, pois são eles que nos fazem acreditar que É possível vencer!
E aí, vamos vencer? Espero que tenham gostado dessa postagem e que de certa forma te ajude a acreditar mais e mais. Beijocas e Paçocas :*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é amada por Deus e merece ser amada por Si Mesma!

Você se sente amada? Você acha que é sempre esquecida e que quase não faz diferença na vida das pessoas e no mundo? Saiba que muitas mulheres se sentem assim. Muitas esperam ser amadas por todos ao seu redor, mas por mais que todas as pessoas que convivam com elas amem-nas elas não sentem isso no profundo do próprio ser. E isso tem uma razão, existem dois amores que são os que mais preenchem a gente: em primeiro lugar é o amor de Deus ou em outras palavras a sua conexão com a fonte de amor que transcende a experiência humana. Em segundo lugar é o amor da gente com a gente mesma. E então, só depois, é que vem o amor dos outros pela gente. A questão aqui é que muita gente quer esse terceiro aí sem ter consciência do primeiro e muito menos do segundo amor. E sem essa consciência acabam não tendo a iniciativa de cultivá-los. Se ser amada pelos outros é bom? Claro, é ótimo. Mais do que ótimo, se sentir amado é uma necessidade humana. Mas o erro está em colocar o amor das pessoas pela gente

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

Fazer as pazes não é sinal de fracasso

Sempre fui do tipo de pessoa que acredita na mudança do outro. Acredito e acredito. Boto fé e caso na segunda vez não dê certo, aí sim eu desisto. Creio que a segunda chance não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas a encaram. Muitos acreditam que dar uma segunda chance é se humilhar, colocar-se para baixo por causa do outro. Talvez essa segunda chance seja o que o outro precisa para ter uma verdadeira mudança na vida. É um ato de confiança e quem quer mudar de verdade não o desperdiçará. Acreditar na melhora do outro é uma forma de melhorar a si mesmo, é uma forma de reduzir o ego que insiste em matar todo o tipo de relacionamento. Se humilhar é esquecer-se de si mesmo e nesse caso você só estará lembrando do quanto pode ser feliz. Perdoar não é nada fácil. Exige muitas doses de tempo e disposição. Não é de uma hora pra outra que a pessoa vai mudar, mas sim, ela pode mudar. Basta querer. E se ela te mostra isso, por que não deixar? Para mim não faz sentido não dar uma seg