Pular para o conteúdo principal

Quais são suas dúvidas? - Eu saí da depressão, você também pode!

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Então, dessa vez venho com a 9ª postagem para a série "Eu saí da depressão, você também pode!". É um misto de sentimentos que tomam conta de mim no momento, me sinto muito feliz e grata por tantas coisas boas que essa série me proporcionou ao mesmo tempo que me sinto chateada por estarmos beirando o seu fim.

Dessa vez venho com algumas dúvidas que me enviaram sobre o tema, algumas eu vou responder por mim e outras terão respostas produzidas pela minha psicóloga Luana Fernandes. Além delas terão perguntas que eu mesma criei. Vamos ver?
Lembrando que, para a série "Eu saí da depressão, você também pode!", já temos oito postagens que fiz com todo o amor do mundo para vocês, que são:
Início - Aqui é a postagem de inauguração na qual eu explico o que é a série e o propósito dela.
Sinais durante a vida - Nesta postagem eu já falo alguns sinais que, eu não percebi, mas já existiam durante a minha vida e indicavam algo que poderia se tornar um problema maior no futuro.
Sintomas - Aqui eu falo exatamente tudo o que senti em uma lista com 20 sintomas, desde o começo e durante o processo depressivo, com o intuito de ajudar a quem passa e quem está ao lado a identificar e procurar solução.
Afinal, o que é a depressão e como identificar? - Nessa postagem decidi definir em palavras o que é a depressão, pois nada melhor do que alguém que já passou por isso para falar sobre. Além disso contei com o auxílio de minha psicóloga que esclareceu, sob um olhar profissional, o que é a depressão e como identificar em si mesmo ou em outra pessoa.
Como eu superei? - Essa foi a primeira postagem de empoderamento. Por meio da minha superação quero que fazer pessoas acreditarem que é possível superar, mas é preciso aceitar ajuda, ter fé e fazer coisas como fiz e são listadas nessa postagem.
É possível vencer! - Nessa postagem listei seis pessoas que venceram a depressão para provar que é possível sim vencer e que tirar a própria vida pode não ser a única solução para você.
Projetos, Canais e Livros para te ajudar - Aqui cito projetos, canais no YouTube e livros que foram grandes auxílios nesse momento de minha vida, e que espero que auxilie quem também passa por esse tipo de situação.
Propósito de Vida - Nessa oitava postagem falei sobre Propósito de Vida, que seria o grande motivo de você existir. Ou você acha que você está nesse mundo por acaso? Não mesmo! E falo também como encontrar o seu Propósito de Vida pode te ajudar a sair da inércia que a depressão nos coloca.

Vamos então para as dúvidas? Essas aqui são perguntas feitas por meninas do grupo Efeito Orna do Facebook, um grupo para quem gosta de falar sobre empreendedorismo, criatividade. Quem responde sou EU mesma e cito postagens que já fiz com as respostas mais detalhadas:

Quais são os primeiros sinais da depressão?
Para mim os primeiros sinais foram: um grande cansaço, eu sentia como se todos os dias tivesse subido uma montanha sem nem ter me movimentado. Depois uma grande falta de prazer em tudo, eu não sentia mais alegria e nem tristeza nenhuma em fazer qualquer atividade que fosse. E por fim uma tristeza e choro terríveis, sem motivo e sem pausa. Os primeiros sinais foram esses, mas nessa postagem AQUI, além dos primeiros sinais eu indiquei os 20 sintomas que mais tive quando estava mal.

Como identificar os sinais em outra pessoa?
É muito simples, basta identificar a grande maioria dos sintomas que citei AQUI e claro, consultar um profissional para ter a certeza disso também.

O que realmente te ajudou a superar a depressão?
Para mim foi o combo: ajuda psicológica, psiquiátrica e espiritual. Esses três pilares me ajudaram de uma forma que nem sei dizer e então de forma secundária as outras coisas como: atividades que gostava de fazer (mesmo que naquele momento eu não sentisse prazer nenhum em realizar eu fazia), encontro de um Propósito de Vida, amigos e família (mesmo que você não tenham nem um nem outro encontre pelo menos UMA pessoa, acredite, pessoas precisam de pessoas sim). Nessa postagem AQUI eu falo detalhadamente como eu superei esse momento em minha vida, falo com detalhes sobre o processo psicológico, psiquiátrico e a espiritualidade.

Como você descobriu que estava com depressão?
Os sintomas apontaram claramente. O fato do cansaço que eu sempre falo gerou uma "pausa" em minha vida, então não é algo normal alguém não sentir vontade e ânimo para fazer as coisas simples do dia a dia (estudar, trabalhar, tomar banho, se arrumar), logo é percebido de forma rápida.

Quais foram as pessoas que te ajudaram nesse processo?
Família, amigos e pessoas da igreja. Nessa postagem AQUI falo detalhadamente sobre isso. Acredite, pessoas precisam de pessoas e nesse mundo existem sim pessoas dispostas a te ajudar, é preciso se abrir.

Aqui são as dúvidas feitas por mim, com algumas das meninas que já citei e respostas feitas pela minha psicóloga Luana Fernandes:
1. O que é depressão e como identificar? Quais são os primeiros sinais?
Luana Fernandes: É bem importante essa pergunta, porque, atualmente, por ser considerada a doença do século, muitas pessoas acabam confundindo depressão com tristeza. A tristeza faz parte dos sintomas, mas não significa necessariamente a doença em si.

De acordo com a DSM IV (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais) - A depressão é caracterizada por uma tristeza profunda, humor deprimido diariamente, cansaço ou fadiga em excesso, falta de interesse nas tarefas do cotidiano, culpa excessiva, dificuldades de concentração, sentimento de inutilidade, pensamentos negativos e, dependendo da gravidade, ideação suicida e dificuldade de tomar decisões.

Vale ressaltar que, dentro da depressão, existem episódios de alteração de humor que devem ser identificados ou analisados por um profissional de psiquiatria ou psicólogo.

Os primeiros sinais são: tristeza profunda, cansaço, não querer sair do quarto escuro, a ponto de atrapalhar o trabalho, estudo, atividades da rotina, choro constante. Esses geralmente são os primeiros sinais dos quais as famílias devem ficar atentas, procurar um profissional para fazer a análise  e encaminhar para um melhor tratamento.

2. Como a pessoa pode sair da depressão e voltar a ser feliz?
Luana Fernandes: a primeira atitude deve ser procurar um profissional, especializado na área, como psiquiatra e psicólogo.

Quanto a voltar a ser feliz? É muito subjetivo, depende de como a pessoa enxerga o ser "Feliz", pois a felicidade depende de cada um, e individualmente todos temos teorias sobre a plenitude e dessa forma encontrar caminhos para se achegar lá. Que tal perguntar a si mesmo?

Caminhos importantes, além da ajuda profissional, seria meditação, exercícios físicos ou atividades prazerosas.

3. Qual é o principal fator que pode garantir a cura para a pessoa?
Luana Fernandes: Com a ajuda profissional, da família, amigos, a pessoa poderá encontrar ferramentas que podem auxiliar e contribuir de forma positiva para esse processo. Mas pensar em algumas vertentes é importante, como por exemplo:
- Entender que não podemos carregar tudo, pois não podemos controlar as atitudes e comportamentos do outro, do externo, e sim, sobre nós mesmos;
- Não existem culpados, e sim responsáveis, especialmente no contexto familiar;
- Aceite suas limitações, somos humanos e todos temos imperfeições que fazem parte da vida;
- Olhar para si é um ato de AMOR, e não somente com olhar de culpa, negatividade, tristeza;
- Voltar a se ver como pessoa, e não como DEPRESSÃO, aqui é importante dizer que somos humanos, pessoas, e se denominar como "depressivo" pode se tornar uma verdade absoluta, dificultando inclusive o processo de "cura" e todos descritos acima.
Enfim, são vários caminhos, e você pode acreditar, apesar de todas as suas dificuldades e sintomas.

4. Como a arte pode auxiliar nesse processo?
Luana Fernandes: A arte pode auxiliar e muito, pois a pessoa pode expressar seus sentimentos através delas, além de focar em algo diferente dos próprios sintomas depressivos. Auxilia no processo, de atenção, geralmente são atividades prazerosas, auxilia no processo de socialização e no próprio aprendizado. Super indicado.
Procure sempre fazer algo que estimule seus sentidos do prazer!

5. No caso, por exemplo, de a pessoa não conseguir marcar terapia, por falta de iniciativa, e até amigos e familiares não conseguem fazer isso por ela, existe alguma outra solução?
Luana Fernandes: Olha, geralmente se a pessoa estiver em um estágio mais avançado dificilmente ela terá iniciativa para tal. Daí entra o papel da família, por mais que essa família não entenda o que está acontecendo terá que ter atitude de pedir ajuda. Por exemplo uma família religiosa ou espiritual poderá buscar nas igrejas. E lá mesmo poderão ter pessoas que perceberão que o caso está além da espiritualidade e encaminham. Essa é uma forma, um caminho.

6. Devo ir ao psicólogo ou psiquiatra primeiro?
Luana Fernandes: Ambos são especializados e capacitados para atender os casos de depressão. A ordem não altera os fatores, pois entende-se que ambos indicarão o melhor caminho. Sendo que nos casos depressivos é em suma importância a psicoterapia, para que a pessoa consiga lidar melhor com suas emoções, além de compreender os fatores que desencadearam a doença.

7. Há como sair dessa sozinho?
Luana Fernandes: Acredito na capacidade do ser humano em enfrentar as situações da vida, porém quando falamos em casos de depressão é importante que a pessoa procure ajuda profissional, assim como nos amigos, família, entre outros. Facilitará e muito nesse processo.

8. Como os familiares e amigos podem ajudar nesse processo já que muitas vezes não sabem lidar?
Luana Fernandes: É importante dizer que ter um familiar com depressão realmente não é algo fácil de lidar, porém obter informações, compreender que não se trata de "frescura", não forçar a pessoa, enfim... Costumo dizer que carinho, amor, acolhimento, compreensão, fazem toda a diferença. Além de não enxergar a pessoa como doença e sim como alguém que está passando por um processo difícil na vida.

"Gosto sempre de usar o exemplo dos 4 pilares, das quais considero mais importantes na vida:
A espiritualidade, o emocional, a saúde física, trabalho/relacionamentos.
Todas essas precisam estar em equilíbrio, são de extrema importância para garantir uma melhor qualidade de vida
Acredite em você... Todos somos capazes...

Um abraço querido
Psicóloga Luana Fernandes
(11) 9 4849 2484"

Então é isso gente, eu espero que esse tira-dúvidas tenha esclarecido as dúvidas que vocês mais tem sobre esse assunto. E caso não tenha esclarecido pode me mandar pelo face que vou ter o maior prazer em responder ou procurar respostas caso não saiba ok? Gratidão gratidão e gratidão. Um beijo :*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é amada por Deus e merece ser amada por Si Mesma!

Você se sente amada? Você acha que é sempre esquecida e que quase não faz diferença na vida das pessoas e no mundo? Saiba que muitas mulheres se sentem assim. Muitas esperam ser amadas por todos ao seu redor, mas por mais que todas as pessoas que convivam com elas amem-nas elas não sentem isso no profundo do próprio ser. E isso tem uma razão, existem dois amores que são os que mais preenchem a gente: em primeiro lugar é o amor de Deus ou em outras palavras a sua conexão com a fonte de amor que transcende a experiência humana. Em segundo lugar é o amor da gente com a gente mesma. E então, só depois, é que vem o amor dos outros pela gente. A questão aqui é que muita gente quer esse terceiro aí sem ter consciência do primeiro e muito menos do segundo amor. E sem essa consciência acabam não tendo a iniciativa de cultivá-los. Se ser amada pelos outros é bom? Claro, é ótimo. Mais do que ótimo, se sentir amado é uma necessidade humana. Mas o erro está em colocar o amor das pessoas pela gente

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

Fazer as pazes não é sinal de fracasso

Sempre fui do tipo de pessoa que acredita na mudança do outro. Acredito e acredito. Boto fé e caso na segunda vez não dê certo, aí sim eu desisto. Creio que a segunda chance não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas a encaram. Muitos acreditam que dar uma segunda chance é se humilhar, colocar-se para baixo por causa do outro. Talvez essa segunda chance seja o que o outro precisa para ter uma verdadeira mudança na vida. É um ato de confiança e quem quer mudar de verdade não o desperdiçará. Acreditar na melhora do outro é uma forma de melhorar a si mesmo, é uma forma de reduzir o ego que insiste em matar todo o tipo de relacionamento. Se humilhar é esquecer-se de si mesmo e nesse caso você só estará lembrando do quanto pode ser feliz. Perdoar não é nada fácil. Exige muitas doses de tempo e disposição. Não é de uma hora pra outra que a pessoa vai mudar, mas sim, ela pode mudar. Basta querer. E se ela te mostra isso, por que não deixar? Para mim não faz sentido não dar uma seg