Pular para o conteúdo principal

Propósito de Vida - Eu saí da depressão, você também pode!

Olá pensadores, tudo bom com vocês? Então, já vamos para a oitava postagem para a série "Eu saí da depressão, você também pode!" Sim, já temos muitas postagens para ela e pretendo finalizá-la na 10ª, pois eu gosto de tudo assim certinho, finalizado e com números cheios, coisa de gente doida rs.

Lembrando que, para a série "Eu saí da depressão, você também pode!", as sete postagens que já temos são:
Início - Aqui é a postagem de inauguração na qual eu explico o que é a série e o propósito dela.
Sinais durante a vida - Nesta postagem eu já falo alguns sinais que, eu não percebi, mas já existiam durante a minha vida e indicavam algo que poderia se tornar um problema maior no futuro.
Sintomas - Aqui eu falo exatamente tudo o que senti em uma lista com 20 sintomas, desde o começo e durante o processo depressivo, com o intuito de ajudar a quem passa e quem está ao lado a identificar e procurar solução.
Afinal, o que é a depressão e como identificar? - Nessa postagem decidi definir em palavras o que é a depressão, pois nada melhor do que alguém que já passou por isso para falar sobre. Além disso contei com o auxílio de minha psicóloga que esclareceu, sob um olhar profissional, o que é a depressão e como identificar em si mesmo ou em outra pessoa.
Como eu superei? - Essa foi a primeira postagem de empoderamento. Por meio da minha superação quero que fazer pessoas acreditarem que é possível superar, mas é preciso aceitar ajuda, ter fé e fazer coisas como fiz e são listadas nessa postagem.
É possível vencer! - Nessa postagem listei seis pessoas que venceram a depressão para provar que é possível sim vencer e que tirar a própria vida pode não ser a única solução para você.
Projetos, Canais e Livros para te ajudar - Aqui cito projetos, canais no YouTube e livros que foram grandes auxílios nesse momento de minha vida, e que espero que auxilie quem também passa por esse tipo de situação.

Dessa vez eu decidi falar sobre um assunto que parece estar na moda hoje em dia. E espero que não seja banalizado, mas sim tratado de uma forma valiosa, como tem que ser. E esse assunto é o tal do "Propósito de Vida". Calma, eu não sou Psicóloga, Coach de Vida/Carreira, Mentora Espiritual, nem nada disso. Eu sou a Caroline Guccione, que decidiu falar sobre propósito de vida a partir de um olhar e experiência totalmente meus, mas que podem sim ajudar a quem precisa.
O que é propósito de vida?
De acordo com a minha visão propósito tem a ver com POR QUE VOCÊ FAZ O QUE VOCÊ FAZ. Por que você escreve? Por que você levanta todos os dias e vai lá vender o que você vende? Por que você desenha? Por que você trabalha com Marketing? Por que você é metalúrgico? Por que? O que te mantém nesse trabalho? Se você não pudesse mais trabalhar do que sentiria falta nele? O que você veio fazer nesse mundo? Por que e para que você existe? Em resumo, para mim, o seu propósito de vida é o MOTIVO de sua existência/ações.

O que isso tem a ver com depressão? 
Para mim TUDO. Quando eu estava em depressão é como se a minha visão de vida e esperança tivessem morrido, eu olhava para tudo e não encontrava sentido nenhum em levantar da minha cama para fazer qualquer coisa. O que me ajudou então a sair dessa inércia? Encontrar um ou vários MOTIVOS PARA VIVER. Eu precisei olhar ao meu redor e encontrar um MOTIVO para eu levantar da cama, eu pensava "Eu preciso levantar da cama porque..." ou então "Eu preciso levantar da cama para..." e ia lá e fazia. E isso me ajudou a sair da depressão e da falta de ação.

O propósito de vida tem a ver com os papéis que você desempenha no mundo?
Na minha visão SIM e NÃO. Os papéis que eu falo são: Pai, Esposa e outros. Para mim nosso propósito vai além disso. Ser esposa, mãe, pai podem sim ajudar no desenvolver de nosso propósito, mas não são o propósito em si. O nosso propósito vai além da nossa família, é algo que atinge mais pessoas do que aquelas que convivem há mais tempo conosco. O nosso propósito tem a ver com HUMANIDADE e MUNDO. E é algo que não pode depender de terceiros, seja ter um filho, ter um casamento. O nosso propósito é como se fosse algo programado em nossa alma para desempenharmos aqui no mundo, independente de ser casado ou não, ter filhos ou não. Se fizermos uma ligação do nosso propósito apenas as pessoas que nos rodeiam corremos o sério risco de ficarmos dependentes delas para vivê-lo, ex.: "só vou desempenhar o meu propósito quando casar ou tiver filho..." ou seja, se não casar e não tiver filho você não vai fazer o que veio fazer nesse mundo? Seu propósito não pode depender de nada disso, apenas de você mesmo.

Qual é a relação do propósito de vida com o meu trabalho/profissão?
Pode ter ou não relação com o seu trabalho. Depende, cada ser é único. Alguns podem usar do seu trabalho como um meio para realizar o seu propósito de vida e outros não. Outros podem realizar o seu propósito de vida como uma atividade paralela ao seu trabalho. É preciso encontrar o que mais faz sentido para você, para a sua alma e viver isso, seja unir o seu propósito de vida ao seu trabalho ou não.

De acordo com a Natasha Ferraz "O seu propósito de vida é a ESTRADA e a sua profissão é o VEÍCULO pelo qual você vai trafegar nessa estrada. E você pode trafegar em uma mesma estrada com muitos veículos diferentes, concorda? Deixe-me te dar um exemplo: Suponhamos que uma determinada pessoa tenha como propósito de vida abrigar mulheres que sofreram de violência doméstica. Essa á a estrada da vida dessa pessoa - mas o veículo em que ela vai percorrer essa estrada pode variar a depender do momento de vida dessa pessoa, dos seus valores, dos seus dons e das suas aptidões, concorda?

Para cumprir a missão de abrigar mulheres que sofreram de violência doméstica essa pessoa pode ser psicóloga, Coach, palestrante, fundadora de uma ong, pode ser policial, delegada, enfim, haja opções! A maioria das pessoas se confunde na sua busca pelo seu Propósito de vida porque está com a O VEÍCULO E NÃO A ESTRADA EM MENTE e embora seja extremamente aconselhável que a sua profissão tenha a ver com o seu propósito, eles não são a mesma coisa.

Uma pessoa tem em média 7 profissões ao longo da vida, ou seja, 7 veículos diferentes. Se você está com a mente no veículo, que muda e mudará tantas vezes na sua vida, você naturalmente ficará confuso sobre a estrada, ou seja, sobre o seu propósito.

Primeiro você encontra a estrada – ou seja – o seu Propósito de Vida – e apenas depois disso você vai se preocupar com a profissão ideal, que é o veículo pelo qual você vai expressar sua missão de forma prática, em um nível físico e torná-la realidade.
"

O propósito tem a ver com a espiritualidade ou religião?
No meu caso tem uma certa ligação sim. Sou cristã. Acredito sim que em determinado momento Deus enviou uma pessoa para esse mundo para mostrar que existe uma solução para tudo. Essa pessoa é Jesus e a solução é o AMOR. O que isso tem a ver com o propósito? Se Jesus é o mestre do amor pela humanidade e se nosso propósito tem a ver com a humanidade e fazer o bem e tudo mais, a ligação tem todo o sentido. Jesus veio para esse mundo com seu propósito único e acredito que nós também. De forma direta ou não é tudo relacionado, tudo está conectado, basta observar.

Como encontrei meu propósito?
Olhei para mim. Olhei para dentro. Lembrei de minha infância. Fiz um mergulho em mim. Fiz uma bela imersão no auto conhecimento, descobri e relembrei coisas incríveis. Me reconectei com a minha essência.
Como assim Carol? Tá bom, vou explicar melhor como você faz isso:
- Mergulhe no auto conhecimento. Como? Pode ser sozinho, relembrando de si mesmo, se auto observando ou com acompanhamento de um psicólogo, coach, que é muito melhor.
- Se conecte com coisas que te fazem bem, podem ser atividades que você fazia quando criança ou então novas atividades, é preciso entrar em AÇÃO mesmo sem muita vontade. A partir da ação você vai perceber as atividades que você mais gosta de fazer, que te dão mais prazer e satisfação internamente.
- Perceba aquilo que você sempre fez e é muito bom fazendo, mas não se deu conta. Ex.: aconselhar pessoas, fazer caridade, motivar pessoas, cuidar de pessoas, enfim, coisas que tenham a ver com as outras pessoas, que de forma consciente ou não você sempre fez e se sente feliz fazendo.
- Encontre uma forma de conectar tudo isso. Ex.: "eu amo fazer banners, logo, posso fazer banners para ajudar pessoas a..." ou então "eu sempre amei dançar, logo posso mudar o mundo através da dança dessa maneira...".
Esses são os passos mais básicos, mas como não sou especialista nisso te aconselho a procurar um profissional para te auxiliar de forma mais detalhada.

Em resumo o seu propósito de vida tem tudo a ver com atividades que você ama fazer e com a marca que você quer deixa no mundo. É muito difícil encontrar o seu propósito de vida estando em ambientes, profissões que nada tenham a ver com quem você é, com a sua essência e com o que gosta de fazer. É como se isso travasse a estrada de realização do seu propósito de vida. Conseguiu encontrá-lo? Pronto, é só agir e tudo passa a fluir de maneira mais leve, fácil e feliz. E a depressão? Ela fica lá, bem longe, pois agora você tem um motivo maior para viver que te fará desistir de desistir da sua vida.

Espero que tenham gostado da postagem, ela foi feito com todo o amor que possuo dentro de mim para você.
Um beijo e até mais :*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é amada por Deus e merece ser amada por Si Mesma!

Você se sente amada? Você acha que é sempre esquecida e que quase não faz diferença na vida das pessoas e no mundo? Saiba que muitas mulheres se sentem assim. Muitas esperam ser amadas por todos ao seu redor, mas por mais que todas as pessoas que convivam com elas amem-nas elas não sentem isso no profundo do próprio ser. E isso tem uma razão, existem dois amores que são os que mais preenchem a gente: em primeiro lugar é o amor de Deus ou em outras palavras a sua conexão com a fonte de amor que transcende a experiência humana. Em segundo lugar é o amor da gente com a gente mesma. E então, só depois, é que vem o amor dos outros pela gente. A questão aqui é que muita gente quer esse terceiro aí sem ter consciência do primeiro e muito menos do segundo amor. E sem essa consciência acabam não tendo a iniciativa de cultivá-los. Se ser amada pelos outros é bom? Claro, é ótimo. Mais do que ótimo, se sentir amado é uma necessidade humana. Mas o erro está em colocar o amor das pessoas pela gente

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

Fazer as pazes não é sinal de fracasso

Sempre fui do tipo de pessoa que acredita na mudança do outro. Acredito e acredito. Boto fé e caso na segunda vez não dê certo, aí sim eu desisto. Creio que a segunda chance não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas a encaram. Muitos acreditam que dar uma segunda chance é se humilhar, colocar-se para baixo por causa do outro. Talvez essa segunda chance seja o que o outro precisa para ter uma verdadeira mudança na vida. É um ato de confiança e quem quer mudar de verdade não o desperdiçará. Acreditar na melhora do outro é uma forma de melhorar a si mesmo, é uma forma de reduzir o ego que insiste em matar todo o tipo de relacionamento. Se humilhar é esquecer-se de si mesmo e nesse caso você só estará lembrando do quanto pode ser feliz. Perdoar não é nada fácil. Exige muitas doses de tempo e disposição. Não é de uma hora pra outra que a pessoa vai mudar, mas sim, ela pode mudar. Basta querer. E se ela te mostra isso, por que não deixar? Para mim não faz sentido não dar uma seg