Pular para o conteúdo principal

Projetos, Canais e Livros para te ajudar - Eu saí da depressão, você também pode!

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Espero que sim *-* Peço perdão pela demora, é que a vida vem e as vezes ela cobra algumas pausas da gente, mas já estou de volta para dar continuidade e logo menos encerrar essa série que já ajudou tanta gente. Desde já agradeço você que acompanha desde o começo ou que acompanha desde agora, te agradeço por estar aqui.

Dessa vez eu decidi trazer projetos/canais e livros que me ajudaram muito, mesmo que de maneira virtual, quando eu estava assim. Eles me ajudavam a ver que existia sim uma saída e além disso a não me sentir sozinha, porque esses mesmos projetos reuniam pessoas que passavam pelo mesmo que eu. E lembro que esses projetos, canais e livros NÃO substituem o acompanhamento com profissionais, quando são bons profissionais te auxiliam da melhor maneira no encontro do SEU caminho de cura tá bom? Então, vamos ver?
Lembrando que, para a série "Eu saí da depressão, você também pode!", já temos seis postagens que fiz com todo o amor do mundo para vocês, que são:
Início - Aqui é a postagem de inauguração na qual eu explico o que é a série e o propósito dela.
Sinais durante a vida - Nesta postagem eu já falo alguns sinais que, eu não percebi, mas já existiam durante a minha vida e indicavam algo que poderia se tornar um problema maior no futuro.
Sintomas - Aqui eu falo exatamente tudo o que senti em uma lista com 20 sintomas, desde o começo e durante o processo depressivo, com o intuito de ajudar a quem passa e quem está ao lado a identificar e procurar solução.
Afinal, o que é a depressão e como identificar? - Nessa postagem decidi definir em palavras o que é a depressão, pois nada melhor do que alguém que já passou por isso para falar sobre. Além disso contei com o auxílio de minha psicóloga que esclareceu, sob um olhar profissional, o que é a depressão e como identificar em si mesmo ou em outra pessoa.
Como eu superei? - Essa foi a primeira postagem de empoderamento. Por meio da minha superação quero que fazer pessoas acreditarem que é possível superar, mas é preciso aceitar ajuda, ter fé e fazer coisas como fiz e são listadas nessa postagem.
É possível vencer! - Nessa postagem listei seis pessoas que venceram a depressão para provar que é possível sim vencer e que tirar a própria vida pode não ser a única solução para você.

Voltando a postagem principal, esses são os projetos, canais e livros que me ajudaram e muito!

SOS Jovem - Esse projeto caiu literalmente do céu para mim quando eu estava muito mal. O principal objetivo deles é te ajudar. Siiim, eles tem voluntários que estão lá para você. Para você desabafar e receber conselhos, ou apenas um "Você não está sozinho!". Eles nos ajudam por meio de um bate papo disponibilizado no site e postagens realizadas na página do facebook. Além disso eles sempre respondem dúvidas pela Página no Facebook e Instagram, vale a pena procurá-los.

Eurekka - Esse projeto é muito bom. Ele é reunido por vários profissionais e conta com inúmeros vídeos e um conteúdo de muito valor sobre problemas psicológicos e possíveis soluções e atitudes que podemos tomar. Os conteúdos deles me ajudaram muito a entender como eu funcionava quando estava em momentos difíceis da depressão e o que poderia fazer para melhorar, desde simples ações até as mais complexas. Além disso eles têm um grupo de apoio que reúne várias pessoas que passam pelo mesmo. Página no facebook e Instagram.

Canal do Wendell Carvalho - Essa pessoa é incrível. Ele é especialista em desenvolvimento humano e fala muito sobre atitudes, motivação e ações rumo a vida épica (que seria uma vida com todas as áreas em equilíbrio e satisfatórias). Nesse vídeo aqui ele explica em poucas palavras algumas atitudes chave que pessoas fazem (de maneira consciente ou inconsciente) e acabam piorando o estado de depressão ou então entrando nele. Página no Facebook e Instagram.

Canal da Gisela Vallin - Pensa em um ser de luz? Pensou? Então, é a Gisela! Incrível como todos os vídeos dela trazem respostas que tanto procuramos de maneira simples. Ela é uma pessoa que auxilia você a se conectar consigo mesmo, com o amor e com a espiritualidade de uma forma incrível. Vocês sabiam que a depressão, pelo menos de um ponto de vista meu, é um grande sinal da falta de conexão com você mesmo e com a sua essência? Sim, quando estamos desconectados, preocupados com as mil e uma coisa que precisamos fazer, sem parar e cuidar de nós mesmos, a nossa alma pede socorro e a depressão é um tipo de socorro da alma. Então a Gisela vem e te auxilia a sair desse "buraco" que você se encontra rs. Página no Facebook e Instagram.

Canal da Juliana Goes - Esse é outro ser de luz. É só ver um vídeo dela que você sente a paz de longe. A Juliana Goes é Coach de Vida. Então ela ajuda as pessoas a despertarem para a sua essência, para aquilo que as preencha, para aquilo que realmente tem valor interno. Sabe quando você se sente perdida, vazia e sem rumo? Então, ela já passou por um momento assim, e depois dele tomou pequenas atitudes que mudaram sua vida, como por exemplo adquirir um estilo de vida mais minimalista, que visa um consumo mais consciente para ter realmente apenas o necessário. Vale a pena segui-la. Página no Facebook e Instagram.

Livro - Como lidar com a depressão, de Carmem Seib
Esse livro traz dicas simples e valiosas sobre como acessar lugares internos, de forma que traga felicidade e bem estar. É que no fundo, no fundo, ser feliz é algo simples, basta parar e contemplar a vida. Mas as vezes a nossa sociedade vai nos empurrando para uma falsa ideia de felicidade, que envolve um consumo desregrado das coisas, e uma fome insaciável pelo poder, status, enfim. Esse livro te faz retornar ao eixo central. Te faz reconectar com a sua essência, traz mensagens simples e profundas rumo a felicidade que está distante.
Livro - Atravessando os vales da depressão, por Augusto Goldoni
Esse livro é muito bom. Ele reúne 40 passos para retomar o entusiasmo pela vida. Quando estamos na depressão é até um xingamento ouvir que podemos retomar o entusiasmo pela vida. Mas hoje eu posso dizer que é possível, na verdade é possível ser ainda mais feliz do que antes. Nesse livro são reunidas dicas para ter uma vida mais feliz, como "Priorize as pessoas amadas", ou então "Conheça as suas fraquezas", dicas essas que fazem bem ao coração. 
Livro - Perdoar é mais barato, do Padre Alir Sanagiotto
Gente, esse livro não é só para quem está em depressão não. Ele serve para TODOS, ele serve para a VIDA. Ele é um livro simplesmente incrível. Quando eu estive em depressão eu também tive um problema mais conhecido como acúmulo de mágoas, isso acontece porque a sensibilidade fica muito aguçada e qualquer coisa que nos façam fica multiplicado. E eu me perguntava "mas como eu faço para perdoar?", "eu quero perdoar, mas não sei COMO nem QUANDO fazer", eu tinha ficado perdida em relação a isso. E esse livro foi um manual do perdão para mim. Ele vai explicando de maneira muito fácil de entender, como o não perdoar vai arruinando-nos internamente. E vai dando dicas e passos para perdoar. Além disso no final tem uma série de orações para facilitar todo esse processo, como "Oração para conseguir perdoar", "Oração de cura do sentimento de culpa". Se você não consegue ou não sabe como fazer, leia esse livro e pratique. O resultado? Um coração cheio de paz e amor, pronto para recomeçar.
Livro - Tecendo o Fio de Ouro, de Maria Emmir O. Nogueira e Silvia Maria Lima Lemos
Esse livro é simplesmente O livro que vai te levar a um processo de CURA interior. Sabe, as vezes fazemos tratamentos, tomamos remédio e fazemos de tudo para ficarmos bem, mas vira e mexe as coisas voltam e parece que nada adiantou. Esse livro é um livro para resolver isso, para realmente CURAR. É um livro de auto conhecimento e cura interior unidos a espiritualidade. É preciso fazer juntamente com o curso disponibilizado pela comunidade católica Shalom. Ele vai te fazer visitar toda a sua história, perdoar, e amá-la por completo para que possa viver o presente da melhor maneira, livre, feliz e amando novamente.
A Bíblia Sagrada
Por último e não menos importante não poderia deixar de citar esse livro mais do que incrível para mim. E como ele me ajudou? Em momentos de muita tristeza e angústia eu pegava ele, abria nos salmos e começava a orar, mesmo chorando. A bíblia nos ajuda a orar quando nem sabemos como. Ela nos ajuda a falar com Deus quando não sabemos nem o que falar para Ele. E foi assim que ela me ajudou.

Bom, essas são minhas dicas de projetos, canais e livros que podem te auxiliar no processo de cura. Lembrando que nenhum deles substitui o acompanhamento com profissionais e as próprias atitudes. De nada vale, ler, assistir e participar de projetos sem fazer nada pela sua melhora. Você é totalmente responsável por ficar bem, mesmo que isso pareça estar a mil milhas de distância. E lembre-se sempre que se Eu saí da depressão, você também pode!

Beijocas e Paçocas :*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é amada por Deus e merece ser amada por Si Mesma!

Você se sente amada? Você acha que é sempre esquecida e que quase não faz diferença na vida das pessoas e no mundo? Saiba que muitas mulheres se sentem assim. Muitas esperam ser amadas por todos ao seu redor, mas por mais que todas as pessoas que convivam com elas amem-nas elas não sentem isso no profundo do próprio ser. E isso tem uma razão, existem dois amores que são os que mais preenchem a gente: em primeiro lugar é o amor de Deus ou em outras palavras a sua conexão com a fonte de amor que transcende a experiência humana. Em segundo lugar é o amor da gente com a gente mesma. E então, só depois, é que vem o amor dos outros pela gente. A questão aqui é que muita gente quer esse terceiro aí sem ter consciência do primeiro e muito menos do segundo amor. E sem essa consciência acabam não tendo a iniciativa de cultivá-los. Se ser amada pelos outros é bom? Claro, é ótimo. Mais do que ótimo, se sentir amado é uma necessidade humana. Mas o erro está em colocar o amor das pessoas pela gente

Nunca deixe que lhe roubem a sua essência!

Você é do tipo brincalhão ou quieto? Você é do tipo introvertido ou extrovertido? Você é do tipo colorido ou preto e branco? Você é do tipo que sonha muito ou não? Você é o que? Ultimamente ando refletindo bastante sobre isso. Sobre ser o que você é e sobre ser o que os outros querem que você seja. Eis aí um perigo! A minha personalidade é única e a sua também e não podemos deixar que nada nem ninguém nos roube isso ok ? E eu vejo isso que acontece bastante, o roubo da essência, estranho né? Nem tanto... Todos nós nascemos de um jeito e somos únicos. Desde pequenos temos dons e um jeito de olhar as coisas que é só nosso. Ao longo da vida cruzamos com pessoas diferentes de nós que muitas vezes não compreendem nosso jeito único de ser e se acham no direito de criticar/julgar a nossa personalidade. Um exemplo é o de pessoas introvertidas que sempre ouvem "nossa você está falando muito hein" ou "fulando não cala a boca" (em tom de ironia sabe), mas que infelizmente nu

Fazer as pazes não é sinal de fracasso

Sempre fui do tipo de pessoa que acredita na mudança do outro. Acredito e acredito. Boto fé e caso na segunda vez não dê certo, aí sim eu desisto. Creio que a segunda chance não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas a encaram. Muitos acreditam que dar uma segunda chance é se humilhar, colocar-se para baixo por causa do outro. Talvez essa segunda chance seja o que o outro precisa para ter uma verdadeira mudança na vida. É um ato de confiança e quem quer mudar de verdade não o desperdiçará. Acreditar na melhora do outro é uma forma de melhorar a si mesmo, é uma forma de reduzir o ego que insiste em matar todo o tipo de relacionamento. Se humilhar é esquecer-se de si mesmo e nesse caso você só estará lembrando do quanto pode ser feliz. Perdoar não é nada fácil. Exige muitas doses de tempo e disposição. Não é de uma hora pra outra que a pessoa vai mudar, mas sim, ela pode mudar. Basta querer. E se ela te mostra isso, por que não deixar? Para mim não faz sentido não dar uma seg